Timor-Leste: Conselho de Imprensa denuncia ameaças a jornalistas

O Conselho de Imprensa de Timor-Leste denunciou nesta quarta-feira, 04 de setembro, que têm sido feitas ameaças à liberdade de imprensa no país. 

A denúncia aconteceu após duas jornalistas timorenses terem sido impedidas, na terça-feira, de realizarem o seu trabalho pelas forças de segurança. Antónia Martins e Susana Cardoso queriam fazer a cobertura de um processo de despejo de vendedores ambulantes no mercado de Cômoro, em Díli, tendo uma delas sido detida. 

A sociedade civil timorense tem denunciado despejos “forçados e ilegais” realizados pelo Governo, sem terem sido apresentadas alternativas aos visados. 

“Especialmente no contexto da visita do Papa, o Conselho continua a exercer seu mandato para garantir e promover a liberdade de imprensa, permitindo que os meios de comunicação e os jornalistas realizem suas atividades jornalísticas de forma livre no contexto de cobertura e publicação”, declarou o Conselho de Imprensa no comunicado lido aos jornalistas na sede do órgão, em Díli. 

“É fundamental que as entidades do Estado, especialmente órgãos como a polícia, respeitem o trabalho dos jornalistas em campo”, concluiu. 

Timor-Leste desceu 10 posições no ranking da liberdade de imprensa de 2024, em comparação com 2023, tendo caído assim da 10.ª para a 20ª posição. O ranking é elaborado pelos Repórteres Sem Fronteiras. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste promove fórum regional para apoiar empreendedorismo jovem

O Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão,...

0

Timor-Leste: Governo prevê menor crescimento económico em 2026

O Governo timorense revê em baixa a perspetiva...

0

Timor-Leste: Vice-Primeiro-Ministro destaca leitura como ferramenta essencial para a juventude

O Vice-Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Mariano Assanami Sabino, defendeu...

0