Estreia 6 fevereiro “Um país que é a noite” no Teatro da Trindade

UM PAÍS QUE É A NOITE de Tatiana Salem Levy e Flávia Lins e Silva, coautoria e encenação Martim Pedroso, de 6 de fevereiro a 16 de março

Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena são os protagonistas de “Um país que é a noite”, espetáculo encenado por Martim Pedroso, que estreia no dia 6 de fevereiro, na Sala Estúdio do Teatro da Trindade INATEL.

Verão de 1959. Portugal vive em plena ditadura. Jorge de Sena (interpretado por Rui Melo) encontra-se com a amiga Sophia de Mello Breyner Andresen (Maria João Falcão). O poeta está de partida para o Brasil, dececionado com um país que censura os seus livros e que o acusa de participar no golpe da Sé, conspiração que pretendia derrubar o governo. Neste diálogo ficcional, Jorge de Sena confessa que vai cruzar o Atlântico para poder escrever, sem correr o risco de ser preso.

O encontro secreto é interrompido por dois agentes da PIDE (João Sá Nogueira e Martim Pedroso), que procuram o poeta e interrogam Sophia. Depois desta despedida, Jorge de Sena parte para o Brasil. Os dois amigos nunca mais se viram, restando a correspondência trocada entre si, que denuncia um país privado de liberdade. Um passado que pode voltar a ser presente, segundo as palavras do encenador Martim Pedroso: “Quisemos ir ao encontro de um bom pretexto para criar um manifesto sobre liberdade num momento em que certas forças tendem a aumentar, pondo em causa valores essenciais que têm vindo a ser conquistados nestes 50 anos de democracia. Queremos, com este espetáculo, legitimar e apoiar as nossas próprias ideias revolucionárias nas palavras e nas ideias destes dois poetas que escreveram a maior parte da sua obra no período da resistência. Porque somos antifascistas e gostamos de poesia. Porque somos antifascistas e somos artistas. Porque somos antifascistas e queremos continuar a viver em liberdade.”

Um país que é a noite” é o resultado de uma escrita colaborativa entre as escritoras Tatiana Salem Levy, Flávia Lins e Silva e o dramaturgo e encenador Martim Pedroso, e inclui excertos de poemas e de cartas de Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.

Um país que é a noite” é uma coprodução Teatro da Trindade INATEL, Nova Companhia e Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto / Casa Andresen, e estará em cena na Sala Estúdio do Teatro da Trindade INATEL, de 6 de fevereiro a 16 de março, de 4.ª a domingo, às 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

EUA: Sam Altman aposta em tecnologia cerebral menos invasiva para rivalizar com a Neuralink

O diretor executivo da OpenAI, Sam Altman, está...

0

Vírus da gripe das aves preocupa autoridades alemãs e especialistas alertam para risco pandémico

A Alemanha enfrenta uma propagação acelerada do vírus...

0

Cabo Verde: 10ª edição do Eureka Moments celebrou inspiração, talento e liderança no Sal

A 10ª edição do Eureka Moments – Vozes...

0