Estreia 6 fevereiro “Um país que é a noite” no Teatro da Trindade

UM PAÍS QUE É A NOITE de Tatiana Salem Levy e Flávia Lins e Silva, coautoria e encenação Martim Pedroso, de 6 de fevereiro a 16 de março

Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena são os protagonistas de “Um país que é a noite”, espetáculo encenado por Martim Pedroso, que estreia no dia 6 de fevereiro, na Sala Estúdio do Teatro da Trindade INATEL.

Verão de 1959. Portugal vive em plena ditadura. Jorge de Sena (interpretado por Rui Melo) encontra-se com a amiga Sophia de Mello Breyner Andresen (Maria João Falcão). O poeta está de partida para o Brasil, dececionado com um país que censura os seus livros e que o acusa de participar no golpe da Sé, conspiração que pretendia derrubar o governo. Neste diálogo ficcional, Jorge de Sena confessa que vai cruzar o Atlântico para poder escrever, sem correr o risco de ser preso.

O encontro secreto é interrompido por dois agentes da PIDE (João Sá Nogueira e Martim Pedroso), que procuram o poeta e interrogam Sophia. Depois desta despedida, Jorge de Sena parte para o Brasil. Os dois amigos nunca mais se viram, restando a correspondência trocada entre si, que denuncia um país privado de liberdade. Um passado que pode voltar a ser presente, segundo as palavras do encenador Martim Pedroso: “Quisemos ir ao encontro de um bom pretexto para criar um manifesto sobre liberdade num momento em que certas forças tendem a aumentar, pondo em causa valores essenciais que têm vindo a ser conquistados nestes 50 anos de democracia. Queremos, com este espetáculo, legitimar e apoiar as nossas próprias ideias revolucionárias nas palavras e nas ideias destes dois poetas que escreveram a maior parte da sua obra no período da resistência. Porque somos antifascistas e gostamos de poesia. Porque somos antifascistas e somos artistas. Porque somos antifascistas e queremos continuar a viver em liberdade.”

Um país que é a noite” é o resultado de uma escrita colaborativa entre as escritoras Tatiana Salem Levy, Flávia Lins e Silva e o dramaturgo e encenador Martim Pedroso, e inclui excertos de poemas e de cartas de Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.

Um país que é a noite” é uma coprodução Teatro da Trindade INATEL, Nova Companhia e Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto / Casa Andresen, e estará em cena na Sala Estúdio do Teatro da Trindade INATEL, de 6 de fevereiro a 16 de março, de 4.ª a domingo, às 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Prata atinge maior valor desde 2012 e pode ultrapassar recorde histórico

Prata atinge maior valor desde 2012 e pode ultrapassar recorde histórico

O preço da prata subiu para quase 37 dólares por onça (cerca de 32€) esta semana, alcançando o nível mais…
Portugal: Fortaleza de Peniche vence Prémio Europeu do Património 2025 na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa

Portugal: Fortaleza de Peniche vence Prémio Europeu do Património 2025 na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa

A Fortaleza de Peniche, em Portugal, foi uma das vencedoras dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2025,…
Timor-Leste reforça compromisso com integração na ASEAN durante reuniões em Penang

Timor-Leste reforça compromisso com integração na ASEAN durante reuniões em Penang

A Vice-Ministra dos Assuntos da ASEAN e Representante de Timor-Leste nas Reuniões de Altos Funcionários (SOM Leader), Milena Rangel, liderou…
FCT lança programa para apoiar investigadores que tenham beneficiado de licença parental

FCT lança programa para apoiar investigadores que tenham beneficiado de licença parental

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou a 3.ª edição do programa RESTART, que visa apoiar investigadores…