Moçambique: Daniel Chapo lança projectos de inclusão digital e registo gratuito em Nampula 

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, deu início, nesta sexta-feira (28), ao Projecto Internet para Todos até 2030, com o objetivo de garantir acesso gratuito à internet para toda a população até o final da década. 

O lançamento ocorreu na Escola Secundária da Cidade Alta, em Nacala-Porto, uma das primeiras a beneficiar-se da instalação de internet de banda larga, com velocidades de 220 megabytes por segundo em downstream e 25 megabytes por segundo em upstream.

Daniel Chapo destacou a importância da conectividade para o desenvolvimento educacional e profissional, especialmente nas zonas rurais. 

“É nossa intenção como Governo oferecer internet Mahala (gratuito) à nossa população”, afirmou, reforçando que o acesso à internet será vital para reduzir o fosso digital e criar uma geração mais capacitada para enfrentar os desafios do futuro. 

O projecto prevê a instalação de internet gratuita em 310 escolas públicas, com 100 escolas a serem beneficiadas nos primeiros 100 dias do seu mandato.

No mesmo evento, o presidente moçambicano lançou o Projecto de Registo Gratuito de Crianças e Adultos, uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, em parceria com o Banco Mundial.

Este projeto visa documentar mais de 200 mil cidadãos nos primeiros 100 dias do governo, oferecendo certidões de nascimento e bilhetes de identidade sem custos, por isso pediu o envolvimento de líderes comunitários e religiosos na divulgação da campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Daniel Chapo inicia visita ao Niassa e apela à união nacional e ao combate à desinformação

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo,...

0

Moçambique: Medo continua a assombrar comerciantes após bárbaro assassinato no distrito de Macomia em Cabo Delgado

O medo de ser atacado, raptado ou ferido,...

0

Moçambique: Funcionários do Município de Mocímboa da praia estão em greve laboral

Funcionários do Conselho Municipal e da Assembleia Municipal...

0