O Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu na tarde desta quarta-feira, 11 de junho, a Princesa Kako de Akishino, membro da Família Imperial do Japão, no Palácio do Planalto.
A visita acontece no contexto das comemorações dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão e do “Ano do Intercâmbio e da Amizade Brasil-Japão”, instituído em 2024.
Durante o encontro, Lula recordou sua visita oficial ao Japão, realizada em março deste ano, e destacou o papel ativo da Família Imperial japonesa na promoção das relações bilaterais. O presidente reafirmou o compromisso do Brasil com o fortalecimento dos laços históricos, culturais e econômicos entre os dois países.
A Princesa Kako, que é sobrinha do Imperador Naruhito e filha do Príncipe Fumihito, agradeceu pela calorosa recepção e se disse encantada com a diversidade e a beleza natural do Brasil. Destacou ainda a forte presença da comunidade japonesa no país e seu papel na construção da amizade entre os dois povos.
Um dos principais temas discutidos foi a agenda ambiental. Lula e a princesa enfatizaram a importância da cooperação entre Brasil e Japão no enfrentamento das mudanças climáticas, especialmente em vista da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, em 2025. Ambos defenderam ações conjuntas que conciliem desenvolvimento sustentável e preservação ambiental.