Cabo Verde: Francisco Carvalho destaca lançamento da nova Embaixada dos EUA como marco histórico para o país

A cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção da nova Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, realizada na zona da Várzea, foi considerada pelo Presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, como um “momento histórico, extraordinário e de elevado simbolismo” para o país e, em particular, para a capital.

Com um investimento estimado em 443 milhões de dólares e prevista para ser concluída num prazo de quatro anos, a nova infraestrutura será edificada numa área de 11 hectares. O evento contou com a presença de várias personalidades, incluindo o Primeiro-Ministro José Ulisses Correia e Silva, a Embaixadora dos EUA, Jennifer Adams, representantes do Departamento de Estado norte-americano, membros do Governo, da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal da Praia e da sociedade civil.

Francisco Carvalho, sublinhou o impacto abrangente que a nova embaixada trará para o país. “É um projeto que terá um grande impacto em todo o país, a começar pela Cidade da Praia onde ficará sediada, representando também uma oportunidade extraordinária para todas as ilhas e para os cabo-verdianos que vivem na diáspora”, afirmou.

O autarca destacou ainda a vertente social e económica da obra, nomeadamente a criação de postos de trabalho para centenas de profissionais cabo-verdianos, reforçando a importância da integração local no desenvolvimento da infraestrutura.

Por sua vez, a Embaixadora dos EUA, Jennifer Adams, frisou que a nova embaixada simboliza o compromisso duradouro entre os dois países. “Esta infraestrutura cimentará, de forma literal e simbólica, a cooperação com Cabo Verde. É uma mensagem clara de que os Estados Unidos estão comprometidos com o nosso país a longo prazo e com o espírito de parceria que nos une há mais de 200 anos”, afirmou.

Adams garantiu que o projeto irá gerar empregos e oportunidades de formação para mais de 600 trabalhadores, entre americanos e cabo-verdianos. Acrescentou ainda que a construção integrará elementos culturais locais. “A introdução da arte contemporânea e da arquitetura representará o diálogo e reforçará os vínculos entre os dois países. O pátio central será inspirado nas tradições cabo-verdianas e a fachada refletirá o ritmo do batuco, ligando a embaixada ao coração do país”, disse.

O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, que presidiu ao ato, destacou o simbolismo e a relevância estratégica do projeto. “A construção da nova Embaixada dos EUA na Cidade da Praia representa a sedimentação de relações antigas e fortes, com mais de 200 anos, ancoradas na nossa vasta diáspora e em valores partilhados que resistem às alternâncias políticas”, sublinhou.

O Chefe do Governo enfatizou ainda os efeitos positivos da obra na economia local, nomeadamente através do emprego gerado e das melhorias urbanas já visíveis, como no caso do Liceu da Várzea, localizado nas imediações do terreno onde será erguido o novo complexo diplomático.

“Este empreendimento é um símbolo de certeza e de futuro. Reforça uma parceria que inclui cooperação na segurança marítima, no turismo e no desenvolvimento económico. Precisamos de mais investimento privado americano, mais turistas americanos e mais trocas económicas”, concluiu Ulisses Correia e Silva.

Anícia Cabral – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde: Primeiro-ministro diz que apagões vêm de avarias em geradores

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e...

0

EUA: Trump anuncia redução de tarifas sobre produtos chineses após reunião com Xi Jinping

Os Estados Unidos vão reduzir as tarifas sobre...

0

Assembleia-Geral da ONU volta a exigir o fim do embargo dos EUA contra Cuba

Pelo 33.º ano consecutivo, a Assembleia-Geral das Nações...

0