Os deputados do Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do Partido Democrático (PD) e do Khunto anunciaram nesta segunda-feira, 15 de setembro, a anulação do processo de aquisição de novas viaturas para os parlamentares.
“Decidimos em conjunto, as três bancadas, e entendemos pedir ao Parlamento Nacional a anulação de todo o processo relativo à aquisição de viaturas para os deputados”, declarou o porta-voz das bancadas, Patrocínio Fernandes, do CNRT, formação política liderada pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão.
A decisão terá sido, alegadamente, tomada na sequência de protestos de estudantes universitários e da sociedade civil, descontentes com as regalias atribuídas aos 65 deputados, incluindo a decisão de comprar viaturas no valor superior a três milhões de dólares.
O protesto em frente ao Parlamento chegou a ser dispersado pela polícia através do uso de gás lacrimogéneo e de balas de borracha, depois de confrontos que envolveram o arremesso de pedras e de outros objetos. Mesmo com aa intervenção policial, os manifestantes voltaram a reunir-se no mesmo local, sem novos incidentes registados.