Reino Unido endurece regras de asilo inspirado na Dinamarca

O governo britânico anunciou novas reformas que tornam mais rígidas as políticas de asilo, sobretudo para travessias ilegais de pequenos barcos vindos de França. A pressão política do Reform Britain, que colocou a imigração no centro do debate, levou os trabalhistas a adotarem uma linha mais dura.

As novas regras eliminam a obrigação de fornecer alojamento e apoio semanal a alguns requerentes de asilo, especialmente aqueles considerados aptos a trabalhar ou que violem normas.
O Ministério da Administração Interna diz que o apoio passará a focar-se em quem já contribui para a economia e para as comunidades.

Mais de 100 organizações humanitárias já condenaram as medidas, acusando-as de fomentar exclusão e racismo.

Com mais de 109 mil pedidos de asilo até março de 2025 — o valor mais alto desde 2002 — o Reino Unido quer seguir o modelo dinamarquês, baseado em autorizações temporárias, reapreciações regulares e possibilidade de repatriamento para países tidos como seguros. A Dinamarca permite ainda apreender bens de requerentes para cobrir custos públicos, prática que Londres está a analisar.

Atualmente, o Reino Unido concede asilo por cinco anos, renovável mediante critérios específicos. O governo deverá detalhar novas medidas esta segunda-feira, com o objetivo de reduzir entradas irregulares e agilizar repatriamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

União Europeia aprova voto por procuração para eurodeputadas grávidas e mães recentes

O Conselho da União Europeia deu na passada...

0

Lisboa: “Brasil Investment Summit” debate oportunidades económicas entre Brasil, Portugal e Mercosul

Imagem: Foto: Centro Cultural de Belém/Visit Portugal/divulgação A...

0

União Europeia reforça direito de voto e candidatura de cidadãos residentes noutros Estados-Membros

O Conselho da União Europeia alterou novas regras...

0