A província de Nampula submeteu 1.701.331 pessoas a testes de HIV nos primeiros nove meses de 2025, segundo dados divulgados esta segunda-feira (1), alusivos ao Dia Mundial de Combate ao HIV.
De acordo com as autoridades, a testagem em larga escala mantém-se como uma das principais estratégias para identificar infecções precoces e iniciar, de imediato, o tratamento antirretroviral (TARV). Neste momento, a província acompanha mais de 260 mil pacientes activos em TARV, entre os quais 12.769 crianças.
O representante da Direção Provincial de Saúde em Nampula, Saide Félix Issufo, indicou que, no mesmo período, 34.501 pessoas começaram a receber antirretrovirais, das quais 1.851 são crianças.
O que mais preocupa são as mortes associadas à doença. O setor da Saúde registou 1.847 óbitos entre pacientes em tratamento, número que as autoridades relacionam com a chegada tardia de muitos doentes às unidades sanitárias.
No período homólogo de 2024, o setor da Saúde em Nampula contabilizou mais de duas mil mortes por HIV.
O Dia Mundial da Luta contra o HIV em Nampula foi marcado por diversas atividades, centradas sobretudo na prevenção e no tratamento da doença.