Moçambique dependente de importações impacta economia nacional

Moçambique continua muito dependente de importações, principalmente de produtos alimentares, o que traz fortes constrangimentos estruturais da economia nacional, causando impactos diretos na balança comercial, nas reservas de divisas e na estabilidade cambial.

Esta é a avaliação feita pelo economista Élio Cossa, citado pelo jornal “O País”. De acordo com o próprio, o país vive há vários anos um défice crónico da balança comercial, marcado por um padrão recorrente de importações superiores às exportações.

O economista explicou que o facto de Moçambique importar grande parte dos bens de consumo essenciais implica um consumo contínuo de divisas, o que contribui para a corrosão das reservas externas e limita a capacidade de resposta da economia em momentos de maior pressão cambial.

“Quanto maior for a dependência de produtos externos, maior é a exposição do país às flutuações do mercado internacional e menor é a margem de manobra para estabilizar a moeda”, declarou Cossa.

A seu ver, as restrições às importações devem ser vistas como parte de uma estratégia mais ampla de transformação económica, orientada para a diminuição da dependência externa, o fortalecimento da produção nacional e a criação de uma base mais sólida para o crescimento sustentável de Moçambique.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Divergências no seio da FRELIMO somam enquanto membro da brigada central critica governador de Nampula

O chefe da Brigada Central de Assistência à...

0

Moçambique: Manifestação contra empresa mineira chinesa em Gilé na Zambézia deixa dois feridos e dois detidos

Duas pessoas ficaram feridas e outras duas foram...

0

Moçambique: Renamo denuncia assassinato de um membro

A Renamo denunciou o assassinato do brigadeiro Pensado...

0