X limita Grok e proíbe imagens sexualizadas onde a prática é ilegal

A rede social X anunciou que o chatbot de IA Grok, desenvolvido pela xAI de Elon Musk, deixará de criar ou editar imagens sexualizadas de pessoas reais em países onde essa prática é ilegal. A decisão surge após críticas internacionais e investigações sobre a criação de conteúdos explícitos não consensuais, incluindo imagens envolvendo mulheres e menores.

Segundo a xAI, foram implementadas medidas técnicas para impedir a edição de imagens com roupas reveladoras e para bloquear geograficamente conteúdos que violem a lei local. A criação e edição de imagens passa também a estar limitada a assinantes pagos, de forma a reforçar a responsabilização por abusos.

A polémica intensificou-se depois de vários governos reagirem ao chamado “modo picante” do Grok. Países como a Malásia e a Indonésia bloquearam o acesso ao chatbot, enquanto a União Europeia, o Reino Unido, França, Índia e Brasil abriram ou ponderam investigações. Nos Estados Unidos, a Califórnia lançou um inquérito sobre a produção de imagens íntimas deepfake não consensuais.

As autoridades sublinham que existe tolerância zero para conteúdos sexualmente explícitos não consentidos ou que envolvam crianças, mesmo quando gerados por inteligência artificial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

França enfrenta escassez de ovos apesar de ser líder europeu

A procura por ovos em França continua a...

0

Turismo mundial bate recorde em 2025 com receitas de 10 biliões de euros

O turismo global registou em 2025 o seu...

0

Macron anuncia reforço militar na Gronelândia e aumento do orçamento de defesa

O presidente francês Emmanuel Macron apresentou votos às...

0