China prepara resposta política aos impactos da inteligência artificial no emprego

A China está a elaborar uma política específica para enfrentar os efeitos da inteligência artificial no mercado de trabalho, face às mudanças provocadas pela rápida adoção destas tecnologias. O anúncio foi feito pelo Ministério dos Recursos Humanos e da Segurança Social.

A medida pretende mitigar impactos negativos sobre o emprego, apoiar sectores mais afectados e reforçar a criação de trabalho e a requalificação profissional, com atenção especial a jovens e recém-licenciados.

Segundo o governo, apesar dos desafios, o mercado de trabalho mantém-se estável. Em 2025, a taxa média de desemprego urbano foi de 5,2%, com a criação de cerca de 12,7 milhões de novos empregos.

Especialistas sublinham que o sucesso da política dependerá da capacitação da força de trabalho e do desenvolvimento de competências digitais, num contexto de transformação tecnológica contínua.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Governo reforça preparação para a Presidência da ASEAN em 2029

O Governo de Timor-Leste realizou, em Díli, a...

0

Guterres apela a uma governação global da inteligência artificial que beneficie todos os países

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou...

0

China: Economia cresce ao ritmo mais lento em mais de três anos

A economia da China cresceu 4,3% no segundo...

0