China prepara resposta política aos impactos da inteligência artificial no emprego

A China está a elaborar uma política específica para enfrentar os efeitos da inteligência artificial no mercado de trabalho, face às mudanças provocadas pela rápida adoção destas tecnologias. O anúncio foi feito pelo Ministério dos Recursos Humanos e da Segurança Social.

A medida pretende mitigar impactos negativos sobre o emprego, apoiar sectores mais afectados e reforçar a criação de trabalho e a requalificação profissional, com atenção especial a jovens e recém-licenciados.

Segundo o governo, apesar dos desafios, o mercado de trabalho mantém-se estável. Em 2025, a taxa média de desemprego urbano foi de 5,2%, com a criação de cerca de 12,7 milhões de novos empregos.

Especialistas sublinham que o sucesso da política dependerá da capacitação da força de trabalho e do desenvolvimento de competências digitais, num contexto de transformação tecnológica contínua.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

China realiza teste de míssil estratégico no Oceano Pacífico

A Marinha da China confirmou a realização de...

0

WhatsApp permite usar iPad como dispositivo principal de forma independente

O WhatsApp lançou uma atualização que permite aos...

0

Banco dos Estados da África Central e Huawei reforçam cooperação para acelerar modernização financeira

O Banco dos Estados da África Central (BEAC)...

0