Timor-Leste: Presidente Ramos-Horta celebra Dia da República da Índia em Díli

O Presidente da República, José Ramos-Horta, participou das comemorações do 77.º Dia da República da Índia em Díli, ao lado do Embaixador Shri Madan Kumar Ghildiyal e do corpo diplomático.

No seu discurso, Ramos-Horta enalteceu a Índia como potência global e maior democracia do mundo, projetando-se como a terceira maior economia até 2027. Recordou sua ligação pessoal com o país desde 1992 e prestou homenagem a Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nehru, destacando o papel da Índia como líder do Sul Global em tempos de “défice de esperança”.

O Presidente celebrou o fortalecimento das relações bilaterais, incluindo a criação de embaixadas em Díli e Nova Deli em 2024, a visita histórica da Presidente indiana Droupadi Murmu, e a cooperação em saúde, educação, tecnologia e energia. Agradeceu ainda o apoio indiano ao desenvolvimento de recursos humanos em Timor-Leste.

Ramos-Horta reafirmou o apoio à aspiração da Índia a um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU e incentivou investidores indianos a explorarem oportunidades em agricultura, logística e petroquímica, posicionando Timor-Leste como um polo estratégico e estável na região. Concluiu citando Gandhi: “Seja a mudança que deseja ver no mundo”, descrevendo a Índia como inspiração duradoura para os timorenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Ramos-Horta e Primeiro-Ministro da Malásia reforçam parceria estratégica

O Presidente da República, José Ramos-Horta, reuniu-se em...

0

Timor-Leste apresenta novo relatório demográfico e de saúde com melhorias na saúde materna e infantil

O Governo de Timor-Leste apresentou o Relatório dos...

0

Japão: Banco sobe taxa de juro para máximos de 30 anos em resposta à inflação e fraqueza do iene

O Banco do Japão elevou esta terça-feira a...

0