Angola: João Lourenço quer ações concretas para operacionalizar o Corredor do Lobito

O Presidente de Angola, João Lourenço, defendeu que o Corredor do Lobito deve passar das intenções à execução prática, com prioridades claras, responsabilidades definidas e mecanismos de acompanhamento eficazes. O projeto visa não só infraestruturas de transporte, mas também impulsionar o agronegócio, a transformação industrial, cadeias de valor regionais e gerar emprego, sobretudo para jovens e mulheres.

O Chefe de Estado destacou a necessidade de reabilitar e interligar ferrovias, estradas e a rede energética, envolvendo Angola, República Democrática do Congo e Zâmbia, e salientou o papel de parceiros como o Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, União Europeia e Estados Unidos. Em dezembro de 2025, foi assinado um financiamento de 653 milhões de dólares para modernizar o eixo ferroviário e as componentes logísticas do corredor.

O Corredor do Lobito é mais do que uma infraestrutura: é confiança, integração e futuro partilhado”, afirmou Lourenço, sublinhando que o sucesso será medido pelo impacto na vida das populações, com mais emprego, rendimento e oportunidades económicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola acolhe Cimeira da Aliança das Civilizações da ONU com apelo à paz e ao respeito pelo direito internacional

A cidade de Luanda acolheu, na quinta-feira, a...

0

Angola: Violência doméstica poderá ter pena máxima de 15 anos de prisão

A Assembleia Nacional vai analisar uma proposta de...

0

Angola e Moçambique mantêm Acordo Ortográfico por ratificar

Angola e Moçambique continuam a ser os únicos...

0