O ministro dos Transportes, Telecomunicações e Sistemas de Inteligência Artificial da Guiné Equatorial, Honorato Evita Oma, e o secretário-geral da Organização Marítima da África Ocidental e Central, Paul Adalikwu, analisaram temas relacionados com a insegurança marítima e a pirataria no Golfo do país.
Tratam-se de temas que impactam a economia e as operações marítimas dos países da região. O Governo equato-guineense assumiu o compromisso de fortalecer a sua cooperação internacional e promover o desenvolvimento sustentável no setor marítimo.
O objetivo consiste em consolidar a sua posição como ator fundamental no combate a desafios globais como a pirataria e a insegurança marítima, contribuindo igualmente para o crescimento económico regional e para a melhoria das relações multilaterais.
A Guiné Equatorial vai participar ativamente nas futuras atividades da Organização Marítima da África Ocidental e Central, incluindo a próxima Assembleia Geral da organização, que será realizada na Gâmbia, coincidindo com as comemorações de sua independência.
“Este evento representa uma oportunidade significativa para a Guiné Equatorial, permitindo que o ministro Honorato Evita Oma participe ao lado de outros representantes dos Estados-membros”, indica o documento.