Portugal: Tempestades aumentam risco de incêndios em até 50% este verão

As recentes tempestades deixaram árvores caídas, ramos partidos e solos encharcados, aumentando o combustível disponível nas florestas e elevando significativamente o risco de incêndios no próximo verão. Em algumas áreas, o combustível fino pode crescer até 50%, criando condições para fogos rápidos.

Especialistas alertam que folhas, ramos e madeira grossa podem manter o risco por anos, enquanto solos saturados e altas temperaturas agravam a situação. A intervenção imediata é recomendada, combinando remoção de material e estratégias de manejo, como mosaicos com fogo controlado.

No meio urbano, a destruição evidenciou fragilidades no ordenamento e na impermeabilização, reforçando a necessidade de reconstrução adaptada ao clima. O consenso é claro: a prevenção não pode esperar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Alterações climáticas já estão a causar prejuízos à economia europeia

As temperaturas extremas e a seca registadas este...

0

Portugueses estão a escolher mais a Euribor a 12 meses

A preferência pela Euribor a 12 meses está...

0

Federação das Associações da Diáspora reforça rede internacional em encontro realizado em Viseu

Fotos: Agência Incomparáveis A Federação das Associações da...

0