Angola apresenta oportunidades de investimento em encontro empresarial na Alemanha

Angola destacou esta segunda-feira, 2 de março, em Berlim, as principais linhas da sua estratégia de transformação económica, durante um encontro empresarial Angola-Alemanha realizado à margem da ITB Berlin. A iniciativa, organizada pela Embaixada de Angola na Alemanha, reuniu empresários dos dois países para debater o ambiente de negócios, as oportunidades de investimento e as perspectivas de cooperação.

A apresentação esteve a cargo do ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, que sublinhou os avanços registados na diversificação da economia, no reforço das infra-estruturas e na melhoria do ambiente empresarial. Segundo o governante, dados do quarto trimestre de 2025 apontam para um crescimento económico de 5,7%, com destaque para o sector não petrolífero, que cresceu 7,34%, consolidando a trajectória das reformas em curso.

Entre os investimentos estruturantes, o ministro referiu a expansão da capacidade energética, a modernização de estradas, portos e sistemas de conectividade, bem como a entrada em funcionamento do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, com capacidade para 15 milhões de passageiros por ano.

No sector eléctrico, Angola produz actualmente mais energia do que o consumo interno, abrindo perspectivas de exportação para a região da África Austral. O governante destacou ainda a posição estratégica do país como plataforma logística, beneficiando da proximidade com mercados como a República Democrática do Congo e a Namíbia.

No plano do ambiente de negócios, foi salientada a eliminação de constrangimentos administrativos, incluindo a liberalização da repatriação de capitais e dividendos, que deixou de depender de autorização do Banco Central.

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) apresentou um vídeo promocional sobre as oportunidades existentes em vários sectores, com especial enfoque no turismo, que registou um crescimento superior a 30% no último ano. A isenção de vistos para cidadãos de mais de 90 países, incluindo a Alemanha, foi igualmente apontada como factor facilitador do investimento e das deslocações empresariais.

O ministro reiterou, por fim, a abertura ao diálogo com o sector privado alemão e internacional, reafirmando o compromisso com a estabilidade macroeconómica e o crescimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Alemanha: Merz garante boa relação com Trump apesar de troca de críticas sobre Irão e economia global

O chanceler alemão Friedrich Merz afirmou que a...

0

Franceses ajustam planos de férias de verão devido a incerteza económica e geopolítica

Um novo estudo indica que os franceses estão...

0

Angola: PR autoriza USD 36,7 milhões adicionais para aeroporto de Cabinda

O Presidente da República de Angola, João Lourenço,...

0