Timor-Leste aprova lei para impulsionar exportações e diversificar economia

O Parlamento Nacional de Timor-Leste aprovou por unanimidade a nova Lei da Promoção das Exportações, com 56 votos a favor, numa decisão que pretende reforçar a economia do país e reduzir a dependência das receitas do petróleo.

A proposta, apresentada pelo vice-primeiro-ministro Francisco Kalbuadi Lay, cria um quadro legal para incentivar a exportação de bens e serviços, promovendo maior competitividade das empresas e melhores condições para o comércio internacional.

Entre as principais medidas estão a simplificação dos processos de exportação, a redução da burocracia, incentivos fiscais para empresas exportadoras e a criação de um balcão único de apoio. A lei prevê ainda ações de formação para pequenas e médias empresas e o desenvolvimento de zonas económicas voltadas para mercados externos.

O diploma está alinhado com os objetivos estratégicos de desenvolvimento do país e com compromissos internacionais, incluindo a integração na ASEAN e as regras da Organização Mundial do Comércio.

A sessão foi presidida por Maria Fernanda Lay e contou com a presença de membros do Governo, reforçando a importância da medida para o futuro económico de Timor-Leste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Quadros do Banco Central de Timor-Leste concluem formação em Macau para reforçar governação financeira

Nove dirigentes do Banco Central de Timor-Leste, incluindo...

0

Timor-Leste e Singapura reforçam cooperação bilateral e mobilidade laboral

Os primeiros-ministros de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão,...

0

Timor-Leste e Portugal fortalecem cooperação eleitoral

Timor-Leste e Portugal assinaram dois acordos de cooperação...

0