Timor-Leste: Xanana Gusmão reúne-se com UE para eleições presidenciais

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, reuniu-se nesta quarta-feira, 28 de outubro, com o Embaixador da União Europeia (UE) no país, Thorsten Bargfrede, e com uma delegação da Missão Exploratória da UE.

O encontro decorreu no Palácio do Governo, em Díli, segundo o site do Governo timorense. O objetivo do mesmo foi o de abordar os preparativos para as eleições presidenciais, previstas para março de 2027, e a possível mobilização de uma Missão de Observação Eleitoral da UE.

No local esteve igualmente presente o ministro da Administração Estatal, Tomás do Rosário Cabral, e permitiu analisar o sistema eleitoral nacional e os preparativos em curso para o próximo acto eleitoral.

A missão exploratória integra especialistas nas áreas política, jurídica, logística e de segurança.

Recorde-se que a UE tem acompanhado regularmente os processos eleitorais de Timor-Leste. Em 2025, uma Missão de Acompanhamento Eleitoral da UE esteve no país para avaliar a evolução da reforma eleitoral e o grau de implementação das recomendações formuladas pela Missão de Observação Eleitoral de 2022 e pela Missão de Peritos Eleitorais de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal: Polícia Judiciária detém em Lisboa mulher procurada por dezenas de burlas em Espanha

A Polícia Judiciária deteve, em Lisboa, uma mulher...

0

Banco Africano de Desenvolvimento e agência britânica assinam acordo para reforçar o financiamento em África

O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e...

0

Timor-Leste: Governo disponibiliza relatório do PED e Plano Nacional 2027–2030

O Governo de Timor-Leste disponibilizou no seu portal...

0