Moçambique regista prejuízos de cerca de 2,9 bilhões com corrupção

O Ministério Público de Moçambique divulgou detalhes de vários processos de corrupção que resultaram em prejuízos significativos para o Estado em 2025, correspondendo os mesmos a mais de 2,9 bilhões de meticais.

São processos que envolvem instituições públicas e empresas estatais, entre as quais o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), as Linhas Aéreas de Moçambique e a Autoridade Tributária.

No que diz respeito ao INSS, o Procurador-Geral da República (PGR) Américo Letela mencionou que o processo envolve gestores que, através de dois contratos de prestação de serviços avaliados em cerca de 48,56 milhões e 55 mil meticais, terão recorrido a esquemas fraudulentos para autorizar pagamentos acima dos valores contratados.

Esta ação terá resultado num prejuízo estimado em cerca de 433 milhões de meticais. O dinheiro terá sido transferido para contas da empresa contratada e, posteriormente, para contas pessoais dos gestores envolvidos.

Quanto às Linhas Aéreas de Moçambique, foi partilhado que o processo envolve gestores seniores acusados ​​de práticas de gestão fraudulenta, incluindo contratos irregulares, venda de aeronaves e participação em negócios com benefícios próprios e de terceiros. Entre os crimes apontados constam administração de danos, corrupção, branqueamento de capitais e fraude.

Sobre a Autoridade Tributária, funcionários das áreas de tecnologia e cobrança são suspeitos de manipular o sistema informático de arrecadação de receitas do Estado. Através da criação de perfis com privilégios elevados, serão concedidos ilegalmente ao sistema, permitindo discrepâncias entre valores declarados e montantes efetivamente depositados nos cofres do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Chapo defende nova Inspecção-Geral para proteger consumidores e reforçar a economia

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo,...

0

Moçambique: Agente de carteira móvel denuncia tortura por membros das FDS de agressão em Mocímboa da Praia

Um agente de carteira móvel, cuja identidade é...

0

Moçambique: Chapo destaca novos investimentos e reforço da cooperação após visita à Tanzânia

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo,...

0