Angola e Portugal reforçam cooperação no setor da saúde

Angola e Portugal reafirmaram o compromisso de aprofundar a cooperação na área da saúde durante um encontro realizado em Nairóbi, à margem de uma agenda internacional sobre saúde pública.

A ministra da Saúde de Angola destacou a importância desta parceria para melhorar os sistemas de saúde e sublinhou a necessidade de o continente africano reforçar a produção local de medicamentos, vacinas e equipamentos médicos, como forma de ganhar autonomia e responder melhor a crises sanitárias.

Entre os principais resultados da cooperação bilateral estão a formação de profissionais de saúde e o intercâmbio entre instituições dos dois países, além de projetos conjuntos de investigação científica com entidades como o Instituto de Higiene e Medicina Tropical e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Do lado português, a ministra da Saúde salientou que a colaboração tem trazido benefícios mútuos e contribuído para o reforço dos sistemas de saúde em ambos os países.

O encontro serviu para reafirmar a intenção de manter uma cooperação mais estratégica e orientada para resultados concretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal: “Amália”, o modelo de IA português que será apresentado ainda este mês

O modelo de inteligência artificial português “Amália” deverá...

0

Presidentes de Angola e Moçambique analisam parceria

Os Presidentes de Angola e de Moçambique, João...

0

Angola e Argélia reforçam cooperação nos setores do petróleo, gás e formação de quadros

Angola e a Argélia acordaram o reforço da...

0