Timor-Leste: CPLP aprova plano cultural e cria prémio literário em Díli

Os ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa reuniram-se em Díli e aprovaram o Plano de Ação Cultural 2026-2028, reforçando a cooperação entre os países lusófonos e colocando a cultura no centro das estratégias de desenvolvimento.

A reunião foi presidida pelo ministro Nelyo Isaac Sarmento e ficou marcada pela criação do Prémio Literário da CPLP, destinado a escritores emergentes com o objetivo de promover novas vozes na língua portuguesa.

Durante o encontro, os Estados-membros defenderam também a promoção da leitura, a preservação da memória histórica e o reforço da cooperação cultural, tendo ainda apoiado candidaturas à UNESCO como o semba e o xibugo, sublinhando o compromisso conjunto de valorizar a identidade e o património cultural comum no espaço da CPLP.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

“Portugal Nação Global”: José Andrade defende Açores como eixo estratégico da diáspora portuguesa entre a Europa e as Américas

José Andrade, diretor regional das Comunidades. Fotos: Agência...

0

Angola cobra taxa de 5% sobre dormidas de turistas estrangeiros a partir de agosto

Angola vai passar a aplicar uma taxa de...

0

Andrea Francomano levou monólogo brasileiro “Voz às Consciências” ao Porto

Imagem: Andrea Francomano, especialista em “Apometria Sistémica” e...

0