África do Sul: Procurador da NPA é acusado de pedir suborno para encerrar caso de fraude

A Procuradoria Nacional de Acusação (NPA) da África do Sul anunciou esta segunda-feira (18), que está investigando alegações de corrupção contra o procurador Richard Chabalala, ligado à Unidade de Investigação Anticorrupção (IDAC).

Segundo denúncias chegadas àquele órgão, o procurador Chabalala supostamente teria pedido cerca de R$ 400 mil ao empresário Howard Mashaba para retirar um caso de fraude que corria contra ele e que os pagamentos seriam feitos em contas de hipoteca e cartão de crédito do procurador.

O empresário Mashaba é dono da empresa de transportes Xilumani, de Giyani, e foi acusado de fraude após uma disputa familiar iniciada no ano 2019. Em 2022, as partes chegaram a um acordo e decidiram que o processo deveria ser encerrado.

Apesar disso, as acusações afirmam que magistrado Chabalala continuou pressionando o caso e teria solicitado o suborno para arquivar definitivamente o processo.

O porta-voz da Procuradoria nacional, Kaizer Kganyago, confirmou que as denúncias estão sendo investigadas pelas autoridades com vista a apurar o envolvimento do magistrado e depois acionar mecanismos de responsabilização.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Rússia reforça cooperação com África nas áreas da educação, energia e comunicação

A Rússia está a reforçar as relações de...

0

Uganda prevê agravamento da fome e da desnutrição para 4,4 milhões de pessoas em 2027

Pelo menos 3,6 milhões de pessoas enfrentam actualmente...

0

Surto de Ébola ultrapassa 10 mil casos no Congo e leva especialistas europeus à Nigéria

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das...

0