França vai comparticipar medicamentos para emagrecimento

A França tornou-se o primeiro país europeu a anunciar a comparticipação pública de medicamentos para perda de peso, incluindo tratamentos como Wegovy e Mounjaro.

A medida entra em vigor a 15 de junho e foi confirmada pela ministra da Saúde francesa, Stéphanie Rist. Segundo o governo, os medicamentos terão uma comparticipação base de 65%, embora muitos pacientes possam beneficiar de cobertura total devido a doenças associadas, como diabetes ou hipertensão.

Os tratamentos pertencem à nova geração de medicamentos GLP-1, utilizados para controlar o apetite e promover a perda de peso. Em França, o custo mensal das injeções ronda atualmente os 300 euros, valor que limitava o acesso para muitos doentes.

Desde 2025, todos os médicos franceses passaram a poder prescrever estes medicamentos, e não apenas especialistas. O governo francês considera a obesidade um problema crescente de saúde pública, numa altura em que cerca de 18% da população do país é considerada obesa.

A decisão francesa poderá aumentar a pressão sobre outros países europeus para adotarem políticas semelhantes de apoio a tratamentos contra a obesidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Eslovénia: Domínio dispara após adoção do termo “super inteligência” nos EUA

Os registos de endereços de Internet com a...

0

Rússia investiga morte suspeita enquanto especialistas afastam risco elevado de propagação da peste

As autoridades russas estão a investigar a morte...

0

OpenAI prepara marca de água para identificar textos gerados por IA na União Europeia

A OpenAI vai introduzir uma marca de água...

0