Cine Tejo homenageia nomes consagrados que conquistaram notoriedade
Maria João Bastos e Fernando Galrito, naturais de Benavente e Samora Correia, dão nome aos prémios especiais
A poucos dias do início, o Cine Tejo revela as histórias por trás dos seus prémios especiais: duas personalidades que nasceram no concelho e construíram carreiras de reconhecimento internacional.
MARIA JOÃO BASTOS: DE BENAVENTE PARA OS PALCOS DO MUNDO
Maria João Bastos nasceu em Benavente e, aos 50 anos, coleciona prémios como o Globo de Ouro de Melhor Atriz pelo filme “Mistérios de Lisboa”, que lhe trouxe reconhecimento internacional. “Mistérios de Lisboa” (2010), de Raul Ruiz, colocou Maria João Bastos no mapa do cinema europeu e internacional, abrindo-lhe portas para trabalhos como “Linhas de Wellington” (2012) de Valeria Sarmiento.
A atriz declara sobre o prémio: “Tenho a honra de dar nome a um prémio – o Prémio Maria João Bastos para melhor atriz de curta-metragem de ficção – é um orgulho para mim fazer parte deste projeto desta forma, com esta homenagem tão bonita que tanto me sensibilizou. Portanto, será um orgulho para mim dar nome a este prémio no Cine Tejo.” A atriz portuguesa construiu uma carreira ampla no cinema, televisão e teatro, em Portugal e no estrangeiro.
FERNANDO GALRITO: DE SAMORA CORREIA PARA A MONSTRA
Fernando Galrito, natural de Samora Correia, é uma figura incontornável da animação portuguesa. Fundador e Diretor Artístico do Festival de Animação de Lisboa – MONSTRA desde o ano 2000, o festival é hoje reconhecido pelo ICA como o segundo melhor festival em Portugal e um dos melhores da Europa.
Fernando Galrito partilha a ligação com a terra: “É com imensa honra que vejo o meu nome associado ao prémio do melhor filme de animação no Cine Tejo. Eu que nasci em Samora Correia, no mesmo ano em que nasceu a Biblioteca Fixa Nº 2 da Fundação Gulbenkian e nela cresci, e com muitos outros jovens, ganhámos o apreço pelo cinema e pelo cinema da animação.”
O pioneiro revela: “Não sei se sabem, mas em Samora Correia, no concelho de Benavente, nasceu o primeiro grupo juvenil de cinema de animação e que teve o seu filme apresentado na segunda edição do Cinanima em 1978. Em 1977 já tínhamos estado como representantes do Instituto Português do Cinema, uns jovenzinhos de 16, 17 anos.”
Fernando Galrito é diretor artístico e curador especializado em cinema de animação, fundador e diretor artístico do Festival MONSTRA, com vasta experiência na programação, promoção e desenvolvimento de projetos de animação. A carreira: “A minha carreira tem sido ligada sempre ao cinema e muito especialmente ao cinema de animação, tendo sido durante cerca de 19 anos o coordenador do Centro de
Imagem e Técnicas Narrativas da Fundação Calouste Gulbenkian, um dos primeiros espaços em Portugal onde se fez formação em cinema de animação.”
A LÓGICA DAS HOMENAGENS
Afonso Cardoso, diretor do festival, explica a escolha: “Queríamos homenagear duas figuras incontornáveis da arte do concelho e que levaram o nome de Benavente e Samora Correia ao mundo.”
Paulo Viegas, diretor do festival, acrescenta: “Maria João Bastos representa o talento dramático português reconhecido internacionalmente, enquanto Fernando Galrito é o mentor de gerações de animadores e criador de um dos festivais europeus de referência.”
Miguel Cardoso, diretor do festival, sublinha: “É simbólico que dois prémios do primeiro festival internacional do concelho sejam decididos por pessoas que aqui nasceram e construíram carreiras de excelência. Estamos a fechar um ciclo: da terra para o mundo, e do mundo de volta à terra.”
JÚRIS DE EXCEÇÃO
Ambos avaliarão pessoalmente todos os trabalhos das respetivas categorias:
Prémio Maria João Bastos (€500) – Melhor Atriz
Prémio Fernando Galrito (€500) – Melhor Filme de Animação
Fernando Galrito, que costuma dizer: “O mais importante é contarmos histórias com verdade e autenticidade.”, trás esta experiência de 25 anos à frente da MONSTRA para avaliar as animações em competição.
A COMPETIÇÃO
O festival apresenta 23 animações de 14 países diferentes na categoria Fernando Galrito, incluindo
trabalhos premiados com o Cristal de Annecy e Grandes Prémios internacionais.
Na categoria de ficção, estão presentes 19 filmes de 11 países, alguns dos quais selecionados e/ou
premiados em eventos como o Festival de Cannes – Semaine de la Critique, o 30.º Slamdance
(AGBO Fellowship Award) e o Fantasporto.
PROGRAMA DETALHADO:
. 5 setembro: Sessões de ficção + cerimónia abertura
. 6 setembro: Animação + masterclasses (incluindo David Mourato)
. 7 setembro: Competição final + cerimónia de encerramento e prémios
INFORMAÇÕES E CONTACTOS:
. festival@cinetejo.pt
. Paulo Viegas: +351 912 506 820 | paulo@cinetejo.pt
. Miguel Cardoso: +351 939 515 927 | miguel@cinetejo.pt