Belmonte: edição “fac-similada” da Carta de Pero Vaz de Caminha apresentada esta semana

João José Alves Dias apresentará, no próximo dia 31 de outubro, na Torre de Menagem do Castelo de Belmonte, no Interior de Portugal, o fac-símile da Carta de Pero Vaz de Caminha, que narra a viagem da armada de Pedro Álvares Cabral desde Portugal até à terra nova (Brasil).

O evento, com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, tem o apoio da Editora Caleidoscópio, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e da Câmara Municipal de Belmonte, terra onde se situa o panteão da família de Pedro Álvares Cabral.

Distinguida pela UNESCO, em 2005, como “Memória do Mundo” e reconhecida como o documento fundador da história luso-brasileira, a Carta será apresentada pela primeira vez de uma forma muito próxima da que foi enviada a D. Manuel, precisamente no ano em que se celebram os 525 anos da descoberta do Brasil.

“Mais do que uma publicação, esta edição representa um tributo às origens da lusofonia, à partilha histórica e cultural entre Portugal e o Brasil, e à importância da preservação da memória documental enquanto fundamento da nossa identidade coletiva”, afirmou João José Alves Dias.

O também docente da Universidade Nova de Lisboa e investigador de referência sobre a Idade Moderna e os Descobrimentos é o autor de uma tiragem limitada a mil exemplares numerados e certificados individualmente.

Pela primeira vez, a Carta é apresentada em folhas soltas, reproduzindo o formato original do documento quinhentista e incluindo uma nova transcrição integral, com atualizações e leituras inéditas em relação às versões anteriores.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

“A literatura pode ser a mesa onde todos saboreamos os valores da nossa consciência social”, entrevista a Pedro Sequeira de Carvalho

Natural de São Tomé e Príncipe, o escritor...

0

João Morgado encerra a primeira edição da Fliporto Portugal com reflexão sobre Camões, Nabuco e o futuro da lusofonia

O escritor português João Morgado foi o responsável...

0

Leiria: Quinta edição das Jornadas Internacionais de Etnografia reunirá estudiosos de cinco países em novembro

As “Jornadas Internacionais de Etnografia” 2025, que acontecem...

0