Foto: divulgação/SEEL
A cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, está entre as oito cidades escolhidas para sediar o Mundial de Futebol Feminino da FIFA Brasil 2027, conforme anunciado pela federação em maio. O campeonato será realizado de 24 de junho a 25 de julho e contará com a participação de 32 seleções. É a primeira vez que o torneio é realizado num país sul-americano.
Para se chegar aos escolhidos, os representantes da FIFA estiveram no país em outubro do ano passado, quando realizaram uma série de inspeções em 12 cidades candidatas a sediar os jogos no Brasil. Diversos quesitos foram avaliados, incluindo “mobilidade, aeroportos e infraestrutura técnica”.
As demais cidades escolhidas para receber as partidas foram Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Estádio Nacional), Fortaleza (Castelão), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena Pernambuco), Salvador (Fonte Nova) e São Paulo (Arena Itaquera, estádio do Corinthians).
“O Rio de Janeiro não poderia ficar de fora desta importante celebração do futebol feminino. Reconhecido internacionalmente como palco dos grandes eventos, a inclusão do nosso estado neste contexto reafirma a nossa vocação para receber. Estamos entusiasmados com a oportunidade de contribuir para que esta edição da Copa se torne uma experiência memorável, tanto para as seleções participantes quanto para os torcedores”, comemorou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), Rafael Picciani, o Mundial impulsionará “o turismo e aquecer a economia local”, considerando que também será “um marco na valorização do futebol feminino, promovendo a sua visibilidade e incentivando a participação de mais mulheres na modalidade”.
O secretário lembrou que o “Brasil tem uma dívida histórica com essas atletas, considerando que o futebol feminino foi proibido em nosso país por mais de quatro décadas. É chegada a hora de recuperar esse tempo perdido e avançar rumo a uma era de igualdade e reconhecimento”.
Para comemorar a escolha, o Maracanã recebeu uma iluminação especial, verde e amarela, em pontos turísticos, como sinalizador da novidade para “engajar a população em relação ao evento”.
Ígor Lopes