Cabo Verde e UNESCO organizam Conferência Regional sobre Integridade da Informação

O Governo de Cabo Verde, em parceria com a UNESCO, vai acolher, de 3 a 5 de setembro, na Cidade da Praia, a Conferência Regional sobre Integridade da Informação na África Ocidental e no Sahel. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado Adjunto ao Primeiro-Ministro e pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, que preside à Comissão Organizadora.

O encontro tem como objetivo definir um quadro estratégico e um plano de ação adaptado ao contexto da região, alinhado com normas internacionais e recomendações da UNESCO. Entre os resultados esperados está a adoção do Plano de Ação de Praia, destinado a reforçar o acesso à informação, a resiliência das populações e as parcerias institucionais para salvaguardar a integridade informativa.

Durante três dias, a conferência irá combinar debates técnicos com um segmento ministerial, reunindo ministros, representantes da ONU, altos responsáveis da UNESCO e parceiros internacionais. O público-alvo inclui governos, reguladores, meios de comunicação social, académicos, verificadores de factos e organizações da sociedade civil.

As sessões plenárias e eventos paralelos abordarão temas como os riscos e ameaças à integridade da informação, a governação das plataformas digitais, o impacto das novas tecnologias, o acesso à informação e o fortalecimento da literacia mediática e informacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Europa revela destinos menos conhecidos para visitar em 2026

Uma nova seleção de destinos europeus para 2026...

0

UE condena Rússia após drone atingir cidade na Roménia

Líderes da União Europeia condenaram a escalada “imprudente”...

0

Anthropic ultrapassa OpenAI e aproxima-se de valor recorde na IA

A Anthropic anunciou uma nova ronda de financiamento...

0