Cabo Verde: JPV anuncia V Edição da Universidade do Poder Local em Santo Antão

A Juventude para a Democracia, JPV, realizará a 5.ª edição da Universidade do Poder Local no dia 31 de agosto, no Porto Novo, Santo Antão. O anúncio foi feito por Vander Gomes, presidente da JPV, durante uma conferência de imprensa em Mindelo, onde destacou a importância da formação política dos jovens para o fortalecimento da democracia em Cabo Verde.

Vander Gomes comentou que, “enquanto Juventude partidária, temos vindo, ao longo da nossa história, a dar a nossa contribuição para a formação de diversas gerações de jovens cabo-verdianos, promovendo debates, formações e atividades cívicas para que os nossos jovens possam compreender o funcionamento das instituições democráticas”.

O evento, que acontecerá no Auditório do Hotel Santo Antão Art Resort, abordará temas cruciais para o municipalismo em Cabo Verde, divididos em quatro módulos. Entre os oradores confirmados estão Jorge Santos, Ministro do Mar e das Comunidades, que discutirá “O Municipalismo em Cabo Verde: Presente e Futuro”, e Aníbal Fonseca, Presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, que apresentará “Autonomia e Descentralização: A Visão do MpD para os Municípios”. Outros tópicos incluem “Organização e Funcionamento das Autarquias Locais”, com Armindo Luz, Vice-presidente da Assembleia Nacional, e “A Juventude e o Poder Local: A Transição para o Digital”, com Adilson Fernandes, Deputado da Nação.

Realizada num ano de eleições autárquicas, a Universidade do Poder Local visa capacitar os jovens para uma participação ativa e informada na escolha dos novos dirigentes locais.

Vander Gomes ressaltou a importância de envolver os jovens no processo eleitoral, especialmente à luz das recentes reformas na legislação municipal, que buscam uma administração mais eficaz e alinhada com as novas tecnologias.

O evento reunirá representantes dos três municípios de Santo Antão e de São Vicente, servindo como um espaço para debater políticas públicas que impactem diretamente a juventude. A JPV defende a inclusão de mais jovens nas listas eleitorais, promovendo uma agenda que reflita as necessidades e aspirações das novas gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil e Espanha debatem cooperação na transição energética

Brasil e Espanha debatem cooperação na transição energética

O Seminário Internacional “Desafios Convergentes da Transição Energética: Espanha e Brasil” reuniu especialistas em Madrid para discutir a cooperação bilateral…
Cabo Verde apoiado pela Hungria com sete milhões de euros

Cabo Verde apoiado pela Hungria com sete milhões de euros

A Hungria assinou um acordo com Cabo Verde para disponibilizar mais sete milhões de euros ao programa de mobilização de…
EUA instados por China, Rússia e Irão a levantar sanções

EUA instados por China, Rússia e Irão a levantar sanções

A China, a Rússia e o Irão apelaram aos Estados Unidos e ao Ocidente para que levantem as sanções impostas…
Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

O Governo japonês decidiu disponibilizar 11 milhões de dólares a Moçambique para reforçar o policiamento comunitário e a segurança nas…