Canadá: Daniel Bastos leva “Monumentos ao Emigrante” a Toronto

No próximo dia 28 de junho será apresentado na comunidade luso-canadiana em Toronto, o livro “Monumentos ao Emigrante – Uma Homenagem à História da Emigração Portuguesa”.

A obra, concebida pelo historiador Daniel Bastos, em parceria com o fotógrafo Luís Carvalhido, assente no levantamento dos Monumentos de Homenagem ao Emigrante existentes em todos os distritos de Portugal continental, e regiões autónomas da Madeira e dos Açores, é apresentada às 10h, na Peach Gallery, localizada na 722 College Street, Toronto.

A sessão de apresentação do livro, uma edição bilingue (português e inglês) com tradução de Paulo Teixeira, prefácio do filósofo e escritor Onésimo Teotónio Almeida, e posfácio da socióloga das migrações, Maria Beatriz Rocha-Trindade, estará a cargo do presidente da MDC Media Group, comendador Manuel DaCosta.

A obra pioneira, realizada com o apoio institucional da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, e da Sociedade de Geografia de Lisboa, é um convite a uma viagem pelo passado, com os olhos no presente e futuro, da imagem e memória da emigração em Portugal. Uma viagem através de um itinerário delineado pelo historiador Daniel Bastos, profusamente ilustrada pelo talento fotográfico de Luís Carvalhido, que percorre todas as regiões de Portugal, onde existem mais de uma centena de monumentos, como bustos, estátuas ou memoriais dedicados ao Emigrante, e que constituem uma relevante fonte material para a compreensão da diáspora lusa espalhada pelos quatro cantos do mundo.

Um roteiro que dos monumentos mais singelos, situados nas pequenas aldeias do interior, aos mais grandiosos das aglomerações urbanas, essencialmente erigidos ao longo do último meio século, desvenda as motivações subjacentes à partida e aos destinos, celebra figuras gradas das comunidades, evidencia objetos simbólicos e aspetos inerentes à memória coletiva da diáspora, como é o caso da emigração portuguesa para o Canadá.

A sessão de apresentação desta história concisa e ilustrada da diáspora, que é aberta à comunidade, e se integra nos eventos comemorativos do Mês do Património Português em Toronto, celebrado ao longo de junho, constitui assim um tributo à comunidade portuguesa no Canadá, uma das mais relevantes comunidades lusas na América do Norte.

No prefácio do livro, Onésimo Teotónio Almeida, Professor Emérito da Universidade Brown, que dedicou uma grande parte da sua vida a escrever sobre a portugalidade e sobre o que é ser português, assegura: “Se uma imagem vale mil palavras, temos aqui duas centenas e meia de milhar de belas palavras saltando-nos à vista com gritante eloquência”.

Na mesma linha, Maria Beatriz Rocha-Trindade, autora de uma vasta bibliografia sobre matérias relacionadas com as migrações, sustenta no posfácio que “Este livro, constitui uma valiosa contribuição para o conhecimento da História de Portugal”.

Refira-se que a totalidade das receitas da venda dos livros na sessão reverte a favor da Magellan Community Foundation, uma instituição responsável pela construção em Toronto, do primeiro lar de cuidados a longo termo para idosos de expressão portuguesa.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

UE reforça reservas estratégicas e contramedidas médicas para enfrentar futuras crises

UE reforça reservas estratégicas e contramedidas médicas para enfrentar futuras crises

A Comissão Europeia apresentou esta semana duas novas estratégias para reforçar a resiliência da União em tempos de crise: uma…
Estudo sugere que o queijo pode estar a alimentar os seus pesadelos

Estudo sugere que o queijo pode estar a alimentar os seus pesadelos

Um novo estudo revela uma associação surpreendente entre intolerância à lactose e pesadelos frequentes, sugerindo que o consumo de queijo…
Bulgária adere à zona euro a 1 de janeiro de 2026

Bulgária adere à zona euro a 1 de janeiro de 2026

O Conselho da União Europeia aprovou esta quarta-feira os três atos jurídicos finais que permitem à Bulgária adotar o euro…
Anemia afecta milhões de mulheres no Sul da Ásia e compromete o futuro da região

Anemia afecta milhões de mulheres no Sul da Ásia e compromete o futuro da região

Quase 260 milhões de mulheres no Sul da Ásia sofrem de anemia, segundo a ONU, que alerta para um possível…