Decorreu entre os dias 15 e 16 de março, no Luxemburgo, a 42.ª edição do “Festival des Migrations, de la Culture et de la Citoyenneté”, nas instalações da LuxExpo The Box.
O evento teve a participação de diversas editoras, incluindo a luso-brasileira “In-Finita Editorial”, que esteve no certame com o objetivo de “promover e divulgar a língua portuguesa, autores e os seus livros com foco nas comunidades lusófonas”.
Estiveram também presentes autores portugueses de diversos seguimentos literários, como prosa, romance, poesia e infantil. Alguns dos escritores são Susana Pires, Júlia Silveira e Adélio Amaro, diretor do jornal Gazeta Lusófona, da Suíça, entre outros, ao lado das brasileiras Adriana e Julia Mayrinck, residentes em Portugal desde 2017.
“Acreditamos ser um evento significativo para estreitar relações e dar a conhecer os nossos autores, que terão os seus livros expostos e disponíveis à venda. Em 30 anos de trabalho entre o Brasil e Portugal, já divulgamos mais de cinco mil autores nesta ponte luso-brasileira, além de escritores de Moçambique, Angola, Cabo-Verde e São Tomé e Príncipe, cujos livros foram editados por nós. Participamos nas principais feiras dos livros de Portugal, como Lisboa, Coimbra, Porto, Funchal e em eventos literários em Paris, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife”, confirmou Adriana Mayrinck.
“Estamos com uma imensa expetativa e felizes com o convite. Alain Randresi, responsável pelo Festival, tem sido muito gentil em nos acolher e esperamos que seja a primeira participação de muitas que ainda virão”, finalizou esta mesma editora.
Ígor Lopes