Porto: Prémio “Aproxima Portugal – Brasil” distingue protagonistas da cooperação luso-brasileira

Imagem: Otacílio Soares, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB)

No próximo dia 25 de fevereiro, às 19h, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB) promove, no Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, a cerimónia de entrega do Prémio “Aproxima Portugal – Brasil”, uma iniciativa que visa distinguir “Os Melhores de 2025”, reconhecendo personalidades e entidades que se destacaram no fortalecimento da cooperação entre Portugal e o Brasil.

Criado no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil, o Prémio “Aproxima Portugal – Brasil” visa “celebrar a excelência, liderança e capacidade de inovação de profissionais que contribuem ativamente para o estreitamento das relações bilaterais, promovendo redes de colaboração, investimento e desenvolvimento sustentável”.

Segundo Otacílio Soares, presidente da CCILB, as relações entre os dois países atravessam um período de renovado dinamismo, com oportunidades crescentes em áreas como tecnologia, mobilidade, energia, turismo e economia criativa, mas também com desafios relevantes relacionados com a competitividade global e a necessidade de reforçar cadeias de valor.

“O Prémio Aproxima Portugal – Brasil distingue aqueles que, com liderança e visão, ajudam a transformar estes desafios em pontes de colaboração e progresso partilhado”, sublinhou este responsável, que acrescentou que a cerimónia representa não apenas um momento de celebração, mas também de reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos comités da CCILB, que promovem o diálogo entre empresas e instituições e constroem agendas comuns para responder às exigências de um contexto internacional em rápida transformação.

Na edição deste ano, o prémio será atribuído em nove categorias que refletem os principais eixos da relação bilateral: Infraestruturas, Investimento e Integração Económica; Integração Institucional e Promoção do Investimento; Cultura, Educação e Cooperação Académica; Comércio, Serviços e Desenvolvimento Económico Regional; Aviação, Mobilidade e Conectividade Estratégica; Jornalismo, Informação e Espaço Público Luso-Brasileiro; Indústria, Design e Internacionalização da Marca Portugal; Desenvolvimento Urbano, Diplomacia Local e Projeção Internacional; e Economia Criativa e Internacionalização Cultural.

Segundo apurámos, a cerimónia e jantar de entrega de prémios deverá reunir cerca de 100 convidados, entre líderes empresariais, representantes institucionais, académicos e personalidades da cultura, numa noite que pretende “celebrar a vitalidade e a profundidade das relações entre Portugal e o Brasil”.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

CCB: Um Inimigo do Povo, a nova criação de Marco Martins a partir de Ibsen, de 12 a 15 março no Grande Auditório 

Quinta e sexta às 20h00 . sábado 19h30...

0

Irão intensifica ciberataques e Portugal entra no mapa de risco

A escalada do conflito no Médio Oriente está...

0

Brasil: Empresa aérea anuncia aeroporto no Rio de Janeiro como hub internacional e prevê voos diretos do Rio para Nova York e Lisboa

A Gol Linhas Aéreas anunciou na sexta-feira, 6...

0