Pré-posicionamento de meios aéreos rescEU em Castelo Branco reforça capacidade nacional de combate a incêndios rurais  

O Secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, José Manuel Moura e o Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, Mário Silvestre, visitam amanhã, quarta-feira, dia 25 de junho, pelas 17h00, a Base de Apoio Logístico de Castelo Branco, onde estão atualmente pré-posicionados os dois meios aéreos de combate aos incêndios rurais, integrados nas capacidades rescEU ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União.

Os meios aéreos – uma parelha de aviões médios anfíbios Fire Boss – permanecerão em território nacional entre 15 de junho e 31 outubro, estando preparados para intervir não só em Portugal, mas também noutros países europeus, sempre que as capacidades de resposta nacionais sejam insuficientes perante situações extremas.

Estes meios envolvem um investimento de cerca de 2,6 milhões de euros, 75% financiados pela Comissão Europeia, e permitem que Portugal tenha capacidades rescEU na área do combate aéreo a incêndios rurais.

O programa rescEU, criado no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União, visa assegurar uma resposta rápida, eficaz e coordenada a emergências de grande escala, através da mobilização de recursos estratégicos partilhados entre os Estados-Membros, nomeadamente meios aéreos de combate a incêndios rurais, capacidades médicas e nucleares, radiológicas, biológicas e químicas (NRBQ), reservas estratégicas de produtos e equipamentos médicos e NRBQ, abrigos temporários, transporte de emergência e geradores de energia. Estas capacidades estão alojadas em 22 Estados-Membros e Estados participantes.

Portugal integra este esforço coletivo com a disponibilização de dois aviões médios anfíbios, reforçando o espírito de solidariedade e cooperação que caracteriza a União Europeia neste domínio.

A visita contará também com a presença de outros representantes de entidades do sistema nacional de proteção civil.

Local: Aeródromo Municipal de Castelo Branco

EN 233, Km 133.9 – Reta do Lanço Grande – Feiteira,

6000-429 Castelo Branco           

                                     

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Banco Mundial: Governos africanos precisam melhorar prestação de serviços

Banco Mundial: Governos africanos precisam melhorar prestação de serviços

O novo relatório anual de Avaliação Institucional e de Políticas Nacionais (CPIA) do Banco Mundial para a África Subsaariana revela…
Guiné-Bissau: Explosão do consumo de droga no interior preocupa Observatório

Guiné-Bissau: Explosão do consumo de droga no interior preocupa Observatório

O Secretário Executivo do Observatório Guineense da Droga e Toxicodependência, Abílio Aleluia Có Júnior, alertou sobre o consumo de droga…
Megaoperação internacional contra tráfico de pessoas resgata 1.194 vítimas e prende 158 suspeitos

Megaoperação internacional contra tráfico de pessoas resgata 1.194 vítimas e prende 158 suspeitos

Uma grande operação internacional contra o tráfico de pessoas resultou no resgate de 1.194 potenciais vítimas e na prisão de…
Relatório da ONU alerta para crise global de fertilidade e mudanças demográficas profundas

Relatório da ONU alerta para crise global de fertilidade e mudanças demográficas profundas

O mundo vive uma “verdadeira crise de fertilidade”, segundo o Relatório sobre o Estado da População Mundial 2025, divulgado pelo…