Prémio Europeu para Mulheres Inovadoras 2027 abre candidaturas com prémios até 100 mil euros

Estão abertas, desde 2 de setembro, as candidaturas ao Prémio Europeu para Mulheres Inovadoras 2027, uma iniciativa conjunta do Conselho Europeu de Inovação (EIC) e do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). O prémio pretende reconhecer mulheres empreendedoras que estejam a desenvolver soluções inovadoras com impacto na sociedade, na economia e no ambiente, contribuindo também para reduzir as desigualdades de género no setor da inovação.

A edição de 2027 está organizada em três categorias. A categoria Mulheres Inovadoras destina-se a fundadoras e cofundadoras da União Europeia e de países associados ao Horizonte Europa, com prémios de 100 mil, 70 mil e 50 mil euros. Já a categoria Inovadoras em Ascensão é dirigida a mulheres com menos de 35 anos e atribui prémios de 50 mil, 30 mil e 20 mil euros. A terceira categoria, Liderança Feminina do EIT, distingue membros da comunidade EIT pelo seu percurso de liderança e impacto na inovação, com os mesmos valores da categoria de jovens inovadoras.

As candidaturas devem ser submetidas através do Portal de Oportunidades de Financiamento e Licitações da União Europeia, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento do concurso. O prazo termina a 1 de dezembro de 2026, às 17h00 (CET). Está ainda prevista uma sessão informativa online a 17 de setembro, às 11h00 CEST, para esclarecer dúvidas sobre o processo de candidatura e os critérios de participação.

A cerimónia de entrega dos prémios está prevista para o segundo trimestre de 2027.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Islândia rejeita reabertura das negociações para entrar na UE

A maioria dos islandeses rejeitou, a 29 de...

0

Leiria recebe “UHF” e “The Cartel” em concerto solidário

Foto: divulgação/acervo da banda “UHF” regressa a Leiria...

0

Investigação da Universidade de Coimbra mostra que características psicológicas dos decisores financeiros impactam a gestão das empresas

Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra...

0