Reforço das áreas marinhas protegidas marca participação de Portugal na COP 16

Portugal chega à Cimeira da Biodiversidade, em Roma, com a notícia do aumento de 4,5% para 19,1% das áreas marinhas protegidas, graças ao contributo da nova Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores; Ao nível das áreas terrestres, o País já supera o objetivo da proteção de 30% do território (atualmente 36% sob proteção) mas mantém elevadas ambições, que incluem a plantação de cinco milhões de árvores por ano;

Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, lidera a comitiva portuguesa na COP16.

O aumento exponencial das áreas marinhas protegidas, dos 4,5% para os 19,1%, graças à nova Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores, que será a maior do Atlântico Norte, é o principal cartão de visita de Portugal na sua participação na Cimeira da Biodiversidade das Nações Unidas – COP16.2 -, que decorre em Roma, Itália, entre os dias 25 e 27 de fevereiro.

Na bagagem, a comitiva portuguesa leva ainda o registo de 36% das suas áreas terrestres sob medidas de proteção e conservação, acima dos compromissos assumidos internacionalmente nesta matéria. Um registo que, segundo a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, não retira responsabilidade nem ambição ao país.

“Estamos claramente na trajetória certa para cumprir a meta 30 x 30, no sentido de ter sob proteção 30% de área terrestre e 30% de área marinha até 2030, o que muito nos orgulha”, assume a governante, que lidera a comitiva portuguesa na capital de Itália. “Estamos particularmente satisfeitos por chegarmos a esta Conferências das Nações Unidas com a notícia da criação da criação da Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores, que será possível graças à adoção de medidas de compensação que serão financiadas integralmente com verbas nacionais, provenientes do Fundo Ambiental. Mas chegamos também conscientes dos desafios que ainda temos pela frente e com uma agenda ambiciosa para os superar”.

Um dos novos objetivos que o país irá agora assumir é a plantação de cinco milhões de árvores por ano, em linha com os objetivos do Regulamento de Restauro da Natureza, da União Europeia, que aponta para a necessidade de serem plantados três mil milhões de árvores no território europeu. “Cinco milhões de árvores representam um esforço muito grande, mas este é um valor que assumimos como um apelo a todos os portugueses, desde as autoridades nacionais e locais às empresas e aos cidadãos”, explica Maria da Graça Carvalho.

Em Roma, Portugal fará ainda um ponto de situação de diversas iniciativas estruturantes, tais como o Plano Nacional do Restauro da Natureza, que se encontra em elaboração e o novo ciclo do modelo de cogestão de áreas protegidas. Os esforços nacionais de conservação de espécies emblemáticas, como o lince-ibérico e o lobo- ibérico, serão também temas em destaque.

gov.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Líder da União Africana defende sanções contra promotores de conflitos

Angola: Líder da União Africana defende sanções contra promotores de conflitos

O Presidente da União Africana (UA), João Lourenço, defendeu a aplicação de sanções severas contra aqueles que fomentam tensões e…
Guiné-Bissau: APU-PDGB reage sobre o navio com cocaína e militares guineenses a bordo

Guiné-Bissau: APU-PDGB reage sobre o navio com cocaína e militares guineenses a bordo

A Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), quer que seja esclarecida a situação do navio apreendido…
UE renova sanções à Rússia após Hungria retirar veto

UE renova sanções à Rússia após Hungria retirar veto

A União Europeia conseguiu, esta sexta-feira, renovar as sanções contra mais de 2.400 indivíduos e entidades russas, após dias de…
Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

A Volkswagen Autoeuropa foi a fábrica escolhida para produzir o novo carro elétrico da Volkswagen, o modelo ID.EVERY1, um investimento…