Os colóquios da lusofonia vão pela terceira vez a Santa Maria (depois de 2011 Homenagem a Daniel de Sá e 2017 com o Prémio Nobel Ramos Horta).
De 2 a 6 de outubro de 2024, o 39º colóquio da lusofonia estará na Biblioteca Municipal de Vila do Porto.
Com o alto patrocínio da CAMARA MUNICIPAL DE VILA DO PORTO, mecenato da EDA RENOVÁVEIS e apoio da Direção Regional das Comunidades e da Direção Regional de Assuntos Culturais, arranca dia 2 de outubro o 39º colóquio da lusofonia com 45 participantes dos quais 35 autores açorianos ou açorianizados.
Dentre os convidados oficiais ÁLAMO OLIVEIRA, DORA M NUNES GAGO, PEDRO ALMEIDA MAIA, ANABELA FREITAS (MIMOSO), ANÍBAL PIRES, EDUARDO BETTENCOURT PINTO, ALEXANDRE BORGES, LUÍS FILIPE BORGES, NUNO COSTA SANTOS, DIOGO OURIQUE, VASCO ROSA entre outros além da presença do decano de escritores EDUÍNO DE JESUS e de ONÉSIMO T ALMEIDA.
Serão homenageados neste colóquio Pedro Almeida Maia Autor AICL do ano, Helena Chrystello Homenagem Póstuma à professora, antologiadora, escritora e vice-presidente da AICL e Arsénio Puim autor local homenageado.
Haverá 3 sessões musicais, 2 sessões de poesia, uma dezena de lançamentos literários.
Saliente-se a exibição de um documentário de Francisco Rosas sobre os 50 anos do 25 de abril nos Açores com um apontamento sobre o meu 25 de abril em Timor há 50 anos. Novidade será uma curta peça de teatro de Florianópolis (Santa Catarina, Brasil), além de um painel de debate dedicado à Diáspora.
Rui Barata Paiva apresenta uma pequena mostra de aguarelas e a editora LETRAS LAVADAS apresenta uma mostra de livros dos autores presentes.
Além da novel obra Antologia de humor açoriano (que a Helena deixou inacabada e o Aníbal C Pires concluiu), iremos divulgar uma novela dela, inédita, datada de 1976. Ouviremos uma dúzia de testemunhos e falaremos das suas últimas 4 obras, revisitaremos as suas intervenções em prol da cultura e literatura na RTP-Açores, ouviremos poemas a ela dedicados com a presença de dois filhos dela (Isabel e João).
Haverá ainda dois encontros de autores, um na Escola Secundária, dia 3, com alunos e outro na Biblioteca com professores, no dia 4.
Entrada livre nas sessões
One Comment
E os colóquios de 2025, onde e quando serão realizados?