22 de julho – Dia Mundial do Cérebro: UE apresenta projetos inovadores para proteger a saúde cerebral

Assinalado a 22 de julho, o Dia Mundial do Cérebro 2025 tem como tema “Saúde cerebral para todas as idades”, chamando a atenção para a importância de proteger o cérebro ao longo da vida. Cerca de 165 milhões de europeus vivem com distúrbios cerebrais, e estima-se que uma em cada três pessoas sofrerá de um problema neurológico ou mental em algum momento da sua vida. Para enfrentar este desafio crescente, a União Europeia tem financiado projetos de investigação inovadores através da HaDEA – a Agência de Execução Europeia da Saúde e do Digital.

Entre os destaques está o projeto MES-CoBraD, desenvolvido no âmbito do programa Horizonte 2020, que reuniu especialistas de várias áreas – medicina, engenharia e ciência da computação – para melhorar o diagnóstico e tratamento de doenças como a epilepsia, demência e distúrbios do sono. O projeto criou uma plataforma digital de medicina personalizada que já recolheu milhares de dados reais de pacientes, permitindo diagnósticos mais precisos e intervenções mais eficazes.

Já no programa Horizonte Europa, o novo projeto EXPOSIGNALZ procura compreender como poluentes ambientais afetam a saúde cerebral e podem estar ligados ao aparecimento da doença de Alzheimer. Através de experiências laboratoriais e estudos populacionais, os investigadores estão a identificar substâncias químicas perigosas que poderão acelerar o envelhecimento cerebral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

União Europeia lança iniciativa de 883 milhões de euros para reconstrução em Gaza

A Comissão Europeia, em conjunto com a Autoridade...

0

UE e Reino Unido reforçam sanções contra ciberataques atribuídos à Rússia

A União Europeia e o Reino Unido anunciaram...

0

EUA: Projeto “Taste & Feel Portugal 2.0” promove produtos portugueses em Nova Orleães

Foto: divulgação/InovCluster O projeto “Taste & Feel Portugal...

0