APEF alerta para incidência crescente do Cancro do Fígado

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) está a promover uma campanha nacional de consciencialização sob o mote “A prevenção faz o Fígado”, com o objetivo de alertar a população para a importância de prevenir e detetar o Cancro do Fígado, o sexto tipo de cancro mais comum no mundo. A iniciativa decorrerá nas redes sociais da associação e surge no âmbito do Mês da Consciencialização para o Cancro do Fígado, que se assinala em outubro.

“Em Portugal, o Cancro do Fígado apresenta uma incidência crescente, originando todos os anos mais de 1.500 novos casos. Com esta iniciativa, pretendemos alertar a população para a importância de prevenir, detetar e tratar esta doença silenciosa, muitas vezes sem sintomas até aos estádios avançados e que é fatal se não for diagnosticada a tempo”, explica a direção da APEF.

“A maior parte dos fatores de risco para o desenvolvimento de cancro de fígado são modificáveis, e é exatamente por isso que estamos a promover esta campanha. Aposte na prevenção: mantenha uma alimentação equilibrada e completa em nutrientes, evite ou reduza o consumo de açúcares adicionados, bebidas alcoólicas, tabaco e refeições ricas em gorduras saturadas, pratique atividade física regularmente, vacine-se contra a hepatite B, evite comportamentos de risco, sexuais ou outros. Proteja a saúde do seu fígado”, acrescenta.

O Carcinoma Hepatocelular representa mais de 90% dos casos de cancro do fígado e surge, maioritariamente, em pessoas que previamente já têm doença hepática, como fígado gordo, hepatite B, hepatite C, entre outras, habitualmente já em fase de cirrose. Por esta razão, todos os doentes devem ser orientados pelo seu médico e se estiverem nos grupos de risco de desenvolvimento de cancro do fígado, devem realizar rastreio de acordo com o estabelecido (ecografia abdominal alta, semestral).

A prevenção das doenças hepáticas é a forma mais eficaz de evitar o cancro do fígado.

Para mais informações sobre o Cancro do Fígado, consulte o seguinte link: https://apef.com.pt/das-idas-regulares-ao-medico-aos-rastreios-a-prevencao-do-cancro-do-figado-erradica-a-mortalidade/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Macau acolhe 9.ª edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português

Macau acolhe 9.ª edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português

A 9.ª Edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português será inaugurada oficialmente no dia 8 de Outubro de 2025, em…
Angola: PR autoriza crédito adicional de milhões de kwanzas para a Defesa

Angola: PR autoriza crédito adicional de milhões de kwanzas para a Defesa

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, autorizou a abertura de um crédito adicional no Orçamento Geral do Estado…
Alemanha instala sistema laser em Munique para travar ameaça de drones

Alemanha instala sistema laser em Munique para travar ameaça de drones

Perante o aumento de avistamentos de drones em zonas sensíveis, a Alemanha instalou um sistema de defesa a laser nas…
Brasil: Gouveia e Melo defende imigração como motor económico

Brasil: Gouveia e Melo defende imigração como motor económico

Em visita ao Brasil, com passagem por São Paulo e Rio de Janeiro, onde se reuniu com as comunidades portuguesas,…