Descobertas estirpes bacterianas perigosas para a agricultura em Portugal

Investigadores da Universidade de Coimbra identificaram, pela primeira vez em território nacional, estirpes da bactéria Xylella fastidiosa com potencial para afetar gravemente culturas agrícolas como a vinha e o amendoal. A descoberta ocorreu na região da Cova da Beira e revela a presença da subespécie fastidiosa ST1 — associada a doenças devastadoras em vinhas da Califórnia.

Considerada uma praga de quarentena prioritária pela Comissão Europeia, a Xylella fastidiosa já se encontra em quase duas dezenas de áreas demarcadas em Portugal, maioritariamente nas regiões Norte e Centro. A estirpe agora isolada levanta preocupações sérias para o futuro da agricultura nacional, dado o seu impacto económico potencial, que na União Europeia ultrapassa os 5,5 mil milhões de euros anuais.

Segundo os investigadores, a origem genética da bactéria está ligada à Califórnia e os dados sugerem uma única introdução em Portugal, embora subsista um hiato temporal de até duas décadas por esclarecer. A investigação destaca também o papel da vegetação espontânea como possível reservatório da bactéria, o que reforça a urgência de medidas de vigilância e contenção.

O estudo foi desenvolvido no FITOLAB, laboratório oficial para deteção de Xylella fastidiosa, no âmbito do doutoramento de Eva Garcia. Os investigadores sublinham que este avanço científico é decisivo para apoiar o setor agrícola com estratégias de contenção mais eficazes e baseadas em dados genéticos concretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal vai identificar zonas livres para chapéus de sol nas praias

As praias do Algarve e do litoral alentejano...

0

RD Congo: Surto de ébola regista ritmo de contágio sem precedentes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um...

0

Associação “TSP – Também Somos Portugueses” defende avanço do voto eletrónico remoto e pede que Governo passe das declarações à ação

Foto: Agência Incomparáveis A Associação “TSP – Também...

0