FCT lança programa para apoiar investigadores que tenham beneficiado de licença parental

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou a 3.ª edição do programa RESTART, que visa apoiar investigadores e investigadoras que tenham recentemente gozado de licença parental — incluindo por adoção — no retomar da sua atividade científica. A iniciativa promove a igualdade de género e de oportunidades na investigação, incentivando um regresso competitivo e sustentável ao trabalho em ciência.

O RESTART destina-se a doutorados/as integrados/as em unidades de I&D ou com vínculo a laboratórios do Estado, que tenham usufruído de pelo menos 120 dias de licença parental (ou 72 dias, no caso de licença partilhada) entre 10 de abril de 2024 e o início do período de candidaturas. O programa financia projetos individuais de investigação em qualquer área científica, com possibilidade de incluir recursos humanos e materiais conforme as necessidades do plano de trabalho.

Esta medida responde a recomendações internacionais da União Europeia e da OCDE sobre a conciliação entre vida pessoal e profissional, reforçando o compromisso da FCT com políticas inclusivas e sustentáveis para a carreira científica. Ao capacitar o regresso à investigação em novas circunstâncias familiares, o RESTART transforma desafios pessoais em oportunidades de inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Lisboa: Obesidade nas Escolas: APCOI lança site e convoca autarquias do distrito de Lisboa a aderirem ao projeto Heróis da Fruta e a tornarem-se parceiras oficiais

Fotografias captadas com autorização dos encarregados de educação...

0

Lisboa: Josy Moura destaca importância da imagem na construção da identidade e da confiança profissional

Josy Moura, consultora de imagem estratégica com propósito....

0

Portugal: Lufthansa poderá ganhar 450 milhões de euros anuais com a TAP, mas benefícios deverão demorar

A entrada da Lufthansa no capital da TAP...

0