Mar Vermelho desapareceu e foi restaurado por inundação catastrófica há 6,2 milhões de anos

Investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (KAUST) descobriram que o Mar Vermelho secou completamente há cerca de 6,2 milhões de anos, transformando-se em um deserto de sal, antes de ser repentinamente inundado pelas águas do Oceano Índico. O evento, que durou menos de 100.000 anos, esculpiu cânions submarinos e restaurou rapidamente a vida marinha na região.

O estudo utilizou imagens sísmicas, microfósseis e datação geoquímica para reconstruir esse evento geológico extremo. A bacia do Mar Vermelho, então isolada do Mediterrâneo e bloqueada pelo vulcanismo no sul, foi subitamente reabastecida quando a água do Oceano Índico rompeu barreiras naturais, reestabelecendo a conexão com os oceanos globais.

Segundo Tihana Pensa, autora principal do estudo, a inundação transformou completamente a bacia, restaurando condições marinhas normais e estabelecendo o Mar Vermelho como um ecossistema sustentável. O evento ocorreu quase um milhão de anos antes da famosa inundação do Mediterrâneo no período Zanclean.

Formado pela separação das placas Árabe e Africana há 30 milhões de anos, o Mar Vermelho passou por extremos ambientais, incluindo alta salinidade e extinções marinhas, antes de renascer como um mar cheio de vida. Hoje, ele serve como um laboratório natural para estudar a formação dos oceanos e a interação entre clima e tectônica ao longo de milhões de anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Conferência Internacional debate sustentabilidade do Fundo de Reserva da Segurança Social

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Bendito...

0

Paquistão: Comunidade cristã rejubila com absolvição de duas enfermeiras cristãs acusadas de blasfémia

Duas enfermeiras cristãs foram absolvidas da acusação de...

0

Fórum Regional de Coimbra: “Diálogos sobre vulnerabilidade” 

No âmbito dos Estados Gerais da Bioética, o...

0