“Morango da Ansiedade”: moda nas redes pode afetar saúde e bem-estar, alertam especialistas

A sobremesa do momento, o chamado “morango do amor” — um morango coberto com brigadeiro branco e calda crocante de caramelo vermelho — tornou-se viral nas redes sociais, mas também está a preocupar profissionais de saúde. Psicólogos e nutricionistas da Rede Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, alertam que a febre pode provocar ansiedade, frustração, impacto financeiro e até danos à saúde quando consumida em excesso.

A pressão social gerada pelas redes estimula o consumo impulsivo, sendo que o desejo de fazer parte da tendência pode levar a comportamentos repetitivos que resultam em frustração e desgaste emocional.

Os nutricionistas reforçam o alerta do ponto de vista físico. Embora contenha fruta, cada unidade do doce pode ultrapassar 300 calorias, com alto teor de açúcar e ingredientes ultraprocessados.

Os especialistas sublinham que não se trata de demonizar o alimento, mas de entender o contexto emocional e metabólico que o envolve.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Estudante da UC desenvolve modelo de IA para descoberta e otimização de fármacos

Yanan Tian, aluna do Programa de Doutoramento Conjunto...

0

Portugal: Frio intenso agrava sintomas da fibromialgia, alerta especialista

O inverno frio e húmido que se faz...

0

Brasil: Rio de Janeiro realiza 34ª edição do festival Paixão de Ler

Em 2025, ano em que o Rio de...

0