O doutorando português Tiago Martins, investigador na KU Leuven (Bélgica) e na Nijhuis Saur Industries (Países Baixos), está a desenvolver um processo inovador para recuperar metais preciosos a partir do lodo resultante do tratamento de águas residuais.
Utilizando um método eletroquímico conhecido como eletro-obtenção, o jovem cientista pretende transformar este resíduo considerado perigoso num recurso valioso para a indústria e para a agricultura, numa lógica de economia circular.
O lodo de esgoto contém contaminantes como metais pesados e microrganismos nocivos, mas também nutrientes e matérias-primas reutilizáveis. Através da sua investigação no âmbito do projeto europeu INCLUE, financiado pelo programa MSCA, Tiago está a desenvolver formas seguras e eficientes de extrair esses metais e, ao mesmo tempo, transformar o lodo tratado num fertilizante rico em nutrientes. Segundo o investigador, trata-se de “uma vitória tanto para o planeta como para a economia”.
Mais recentemente, Tiago Martins tem estudado também os impactos da extração eletroquímica na toxicidade do lodo tratado, em colaboração com o laboratório WatchFrog, em França. A avaliação das condições ideais permitirá garantir que o processo seja não apenas eficiente na recuperação de metais, mas igualmente seguro para a saúde humana e para o ambiente.
Além da vertente científica, o investigador português destaca-se pela forte participação em conferências internacionais e na Associação de Ex-Alunos Marie Curie (MCAA), onde promove a colaboração interdisciplinar e o debate sobre políticas de investigação. Para Tiago, a recuperação sustentável de recursos a partir de resíduos urbanos é mais do que um desafio tecnológico: é um passo decisivo para a construção de sociedades mais circulares e resilientes.