Portugal: Universidade de Coimbra lança livro sobre as abelhas de Portugal

Universidade Coimbra: João Loureiro, Hugo Gaspar e Sílvia Castro

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) lançou um novo livro técnico, intitulado “Chaves Dicotómicas dos Géneros de Abelhas de Portugal. Hymenoptera: Anthophila”. A obra, produzida no âmbito dos projetos PolinizAÇÃO e EPIC-Bee, em colaboração com a Imprensa da Universidade de Coimbra, está agora disponível para download gratuito.

Este livro, uma adaptação e tradução da obra Key to the Genera of European Bees (Hymenoptera: Anthophila), é o primeiro a ser publicado sobre o tema para Portugal e em português. Desenvolvido como uma ferramenta para a identificação de géneros de abelhas, o livro destina-se principalmente a um público académico e técnico, constituindo um marco significativo no campo da entomologia e um contributo valioso para a conservação dos insetos polinizadores.

A produção desta obra contou com o envolvimento de investigadores do FLOWer Lab do Centro de Ecologia Funcional (CFE) e do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC, nomeadamente Hugo Gaspar, Sílvia Castro e João Loureiro.

Segundo Hugo Gaspar, entomólogo e aluno de doutoramento da FCTUC, «este livro preenche uma lacuna de décadas na investigação sobre as abelhas selvagens em Portugal, uma vez que atualiza o conhecimento e aproxima-o da comunidade entomológica nacional através da adaptação e tradução para a língua Portuguesa. Será extremamente útil não só para investigadores que trabalham no estudo e conservação de polinizadores, mas também para estudantes, naturalistas e para todos os que tiverem interesse em aprender sobre a identificação de abelhas», acredita.  

O lançamento desta obra técnica reforça o compromisso da Universidade de Coimbra em promover a ciência e desenvolver ferramentas de apoio à investigação científica e ao conhecimento sobre biodiversidade.

Além da UC e do projeto PolinizAÇÃO, esta obra contou com a colaboração do investigador José Grosso-Silva da Universidade do Porto, e da equipa de investigadores ligada ao Laboratório de Zoologia da Universidade de Mons (Bélgica), através dos projetos europeus SPRING, ORBIT e EPIC-Bee.

O livro está agora disponível para download gratuito através do catálogo da Imprensa da UC no seguinte link.

Universidade de Coimbra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde quer esclarecimento dos EUA sobre restringir entrada de cabo-verdianos

Cabo Verde quer esclarecimento dos EUA sobre restringir entrada de cabo-verdianos

O Governo cabo-verdiano vai encetar diligências junto das entidades competentes dos Estados Unidos da América (EUA) para que as mesmas…
UE disponibiliza mais 3,5 mil milhões de euros à Ucrânia

UE disponibiliza mais 3,5 mil milhões de euros à Ucrânia

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou nesta segunda-feira, 17 de março, um terceiro pagamento de 3,5 mil milhões de…
EUA ponderam novas restrições de entrada para cidadãos de 43 países

EUA ponderam novas restrições de entrada para cidadãos de 43 países

A administração de Donald Trump está a avaliar um plano para impor restrições de entrada nos Estados Unidos a cidadãos…
Venezuela solidária com Angola por expulsar ex-Presidentes

Venezuela solidária com Angola por expulsar ex-Presidentes

A Venezuela manifestou solidariedade para com as autoridades angolanas após o país africano ter sido acusado de negar ou dificultar…