Projeto coordenado pela Universidade de Coimbra lança ‘app’ de promoção de hábitos de vida saudáveis em crianças e adolescentes

Acaba de ser lançada a app RYHEALTH Challenge, de promoção de hábitos de vida saudáveis em crianças e adolescentes (entre os 6 e os 17 anos). A aplicação móvel – disponível para registo e download a partir do endereço www.ryhealth-challenge.com – foi desenvolvida no âmbito do projeto europeu “RYHEALTH – A holistic approach to rocking your health”, coordenado pela Universidade de Coimbra (UC).

Os utilizadores da RYHEALTH Challenge (o registo deve ser feito pelos responsáveis parentais) são incentivados a realizarem diferentes desafios das categorias “Desporto e diversão, “Alimentação saudável” e “Criatividade ao ar livre”: por exemplo, “fazer cinco tipos diferentes de exercícios (agachamento, flexão, prancha, salto e corrida) e registar o esforço”, “inventar um lanche saudável e fotografar o resultado” ou “capturar detalhes minúsculos como gotas de água, texturas folhas ou insetos”. Por cada desafio concretizado, recebem uma medalha.

O objetivo é levar as crianças e adolescentes a adotarem hábitos de vida mais saudáveis. “Ao longo da implementação do projeto RYHEALTH verificámos que é necessário que as famílias participem mais em atividades de promoção de hábitos saudáveis. Foi com o objetivo de envolver as famílias que surgiu a aplicação móvel RYHEALTH Challenge”, aponta a coordenadora do projeto, Paula Tavares.

“Esta aplicação tem desafios de atividade física, alimentação equilibrada e interação e respeito pela natureza, que são para realizar na ‘vida real’ e em família. Uma vez concluída a atividade, o utilizador volta à aplicação para receber um badge. Mais badges significam mais desafios realizados e mais um passo para implementar hábitos saudáveis”, esclarece a professora da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC, explicando que a aplicação “também permite convidar amigos e fazer uma competição por uma vida mais plena, mais saudável e mais feliz”.

Focado na promoção de hábitos de vida saudáveis –  prática de atividade física, alimentação saudável e equilibrada, sustentabilidade e respeito pela natureza e  bem-estar psicológico – como forma de combate às doenças não comunicáveis (NCDs – como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e alguns tipos de cancro) que podem ser prevenidas por alterações do estilo de vida, o projeto “RYHEALTH – A holistic approach to rocking your health” envolve seis parceiros de quatro países, tendo recebido um financiamento europeu de mais de um milhão de euros, no âmbito do programa EU4Health.

Na Universidade de Coimbra (coordenadora do projeto), o RYHEALTH conta também com a participação de Beatriz Gomes, Maria João Campos, Paulo Nobre, Elsa Silva e Aristides Machado Rodrigues, docentes da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.

Universidade de Coimbra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

EUA: Microsoft torna obrigatório o uso de inteligência artificial para todos os funcionários

EUA: Microsoft torna obrigatório o uso de inteligência artificial para todos os funcionários

A Microsoft está a intensificar o uso da inteligência artificial (IA) dentro da empresa, tornando obrigatório que todos os seus…
África é a única região do mundo onde a dívida está a crescer mais rápido que o PIB

África é a única região do mundo onde a dívida está a crescer mais rápido que o PIB

O Fórum e Rede Africana sobre Dívida e Desenvolvimento (AFRODAD) reunido na capital zambiana, Lusaka, nesta quinta-feira (3), alertou que…
Moçambique: Presidente Daniel Chapo em visita oficial a Portugal com foco na dívida verde

Moçambique: Presidente Daniel Chapo em visita oficial a Portugal com foco na dívida verde

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, iniciou esta quinta-feira uma visita oficial a Portugal, centrada no reforço das relações bilaterais…
Velório de Diogo Jota e do irmão André comove Portugal

Velório de Diogo Jota e do irmão André comove Portugal

O país amanheceu esta sexta-feira em profundo luto com o início das cerimónias fúnebres em Gondomar, terra natal de Diogo…