A Universidade de Coimbra (UC) celebra no sábado, 1 de março, o seu 735.º aniversário. A data é assinalada com a cerimónia solene do Dia da Universidade de Coimbra, que decorre na Sala dos Capelos, a partir das 14h30 e inclui a entrega do Prémio UC ao humorista e apresentador de televisão Herman José.
A sessão solene – transmitida em www.uc.pt/emdireto – vai contar com as intervenções do Presidente do Conselho Geral [em exercício até à tomada de posse dos membros cooptados e eleição do Presidente para o mandato 2024-2028], Carlos Henggeler Antunes, do Coordenador da Comissão de Trabalhadores da UC, António Trindade, da Diretora do Santander Universidades Portugal Inês Gouveia, do laureado com o Prémio UC 2025 (com o patrocínio da Fundação Santander Portugal), Herman José, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão. A apresentação do vencedor do Prémio UC será feita por Manuel Portela, Professor da Faculdade de Letras e Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Na cerimónia, que contempla os tradicionais momentos de entrega das cartas doutorais aos novos Doutores e de homenagem aos novos jubilados e aposentados, também será prestado tributo aos novos Professores Eméritos da Universidade de Coimbra, título instituído para distinguir docentes e investigadores, pela ação e prestígio no campo académico e/ou científico e pela contribuição para a projeção nacional e internacional da UC. Vão receber a medalha e diploma 11 Professores Eméritos: da Faculdade de Ciências e Tecnologia, António Dias de Figueiredo, Bernardete Ribeiro, Carlos Fiolhais, Christopher Brett, Domingos Xavier Viegas, José Dias Urbano e Teresa Vieira; da Faculdade de Economia, Carlos Fortuna; e da Faculdade de Letras, Maria de Fátima Silva, Maria Luísa Portocarrero e Lúcio Cunha.
O programa comemorativo do Dia da UC – que se inicia, pelas 10h00, no Pátio das Escolas, com uma atividade de team building (criação de um logotipo humano, comemorativo dos 735 anos da instituição) – inclui ainda, pelas 17h30, na Sala do Exame Privado, a inauguração de um busto do rei D. Dinis e de uma exposição relativa ao processo de reconstituição do rosto do monarca. O busto retrata o rosto revelado em janeiro, após um longo projeto multidisciplinar de reconstituição da imagem do rei (fundador da Universidade de Coimbra), sob coordenação científica de Eugénia Cunha, docente e investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.
Por fim, pelas 21h30, a Orquestra Académica da Universidade de Coimbra sobe ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente, para interpretar o concerto de abertura da XXVII Semana Cultural da UC, Poesis et Symphonia.
Universidade de Coimbra