O escritor Frederico Lourenço, vencedor do Prémio Pessoa 2016 anunciado em dezembro do ano passado, recebe esta quarta-feira o galardão, numa cerimónia que tem lugar no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.
O Prémio Pessoa é uma iniciativa do Jornal Expresso e da Caixa Geral de Depósitos. Todos os anos, é concedido “à pessoa de nacionalidade portuguesa que durante esse período e na sequência de uma atividade anterior – tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país”.
Frederico Lourenço fez a tradução integral da Bíblia Grega, projeto que influenciou significativamente a escolha para vencedor do Prémio Pessoa. Da sua obra, destaca-se ainda o estudo e tradução de grandes clássicos, como Homero (Odisseia, Ilíada), mas também Eurípides (Íon e Hipólito). Em 2015, publica “O livro aberto: Leituras da Bíblia”.
Na entrega do prémio estarão presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes. Ao vencedor é atribuído um prémio monetário no valor de 60 mil euros.