IA poderá reduzir até 24% dos rendimentos de artistas em 2028, alerta UNESCO

Um novo relatório da UNESCO, apresentado em Paris, alerta para o impacto da inteligência artificial generativa nas indústrias criativas. Segundo o estudo Re|Shaping Policies for Creativity, músicos, cineastas, escritores e outros artistas poderão perder até 24% dos seus rendimentos na música e 21% no audiovisual até 2028, devido à competição direta com conteúdos produzidos por IA.

O relatório explica que todos os dias são carregadas para plataformas digitais mais de 50.000 músicas geradas por IA, muitas das quais imitam obras protegidas por direitos de autor, e que a maioria dos ouvintes não distingue do trabalho humano. Esta saturação de conteúdos sintéticos ameaça a qualidade futura da produção artística e alimenta um “colapso do modelo” de IA.

Além da queda de rendimentos, o estudo alerta para a precariedade e desigualdade crescente no mercado digital, onde os rendimentos online já representam 35% do total para artistas, mas dependem de plataformas concentradas e algorítmicas que favorecem criadores populares.

O relatório recomenda marcos de governação claros para a IA e cultura digital, protegendo os direitos de propriedade intelectual e promovendo desenvolvimento ético e inclusivo. A UNESCO destaca ainda a necessidade de reduzir a brecha digital entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, que limita o acesso equitativo às oportunidades no setor cultural.

Por fim, o estudo alerta que a IA não ameaça apenas os rendimentos, mas também a segurança física e política dos criadores, especialmente em contextos de instabilidade, deslocamento ou perseguição, reforçando a urgência de políticas públicas de proteção e inclusão para artistas em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Nova bateria de sódio armazena mais energia e pode transformar água do mar em água potável

Investigadores da Universidade de Surrey desenvolveram uma nova...

0

Líderes africanos lançam Visão da Água 2063 para garantir acesso sustentável

Os líderes africanos lançaram oficialmente a iniciativa Africa...

0

Desenvolvimento cerebral pode prolongar-se até aos 30 anos, indica novo estudo

Novas investigações científicas indicam que o desenvolvimento do...

0