Luxemburgo: Adélio Amaro apresenta “73 Sonetos Diva Mitológica” durante festival

Entre os dias 15 e 16 de março decorre no Luxemburgo a 42.ª edição do “Festival des Migrations, de la Culture et de la Citoyenneté”, nas instalações da LuxExpo The Box. O escritor português, Adélio Amaro, é um dos convidados, através da In-Finita Editorial, com o mais recente livro de sonetos, intitulado “73 Sonetos Diva Mitológica”.

Segundo nos referiu a editora, esta será a primeira apresentação do novo livro de Adélio Amaro, das mais de duas dezenas já agendas para 2025, um pouco por todo o país, incluindo Açores e Madeira, assim como Alemanha, França, Suíça e Brasil.

Em Portugal haverá sessões nas principais Feiras do Livro, como Lisboa, Porto e Coimbra, entre outras. Fora do país também estará presente em grandes eventos como a maior Feira do Livro do mundo, em Frankfurt, na Alemanha, assim como em Paris e na Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), no Brasil. Existem outras possibilidades, tanto em Portugal como no estrangeiro, alargando a agenda para 2026.

O livro de Adélio Amaro apresenta alguns sonetos traduzidos para Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Polaco, Turco e Ucraniano.

73 Sonetos Diva Mitológica

“73 Sonetos – Diva Mitológica”, de Adélio Amaro, mergulha nas profundezas do imaginário coletivo no qual encontramos as figuras femininas divinas que, através dos tempos, têm moldado culturas, crenças e mitos. Estas deusas, personificações da natureza, da paixão, da sabedoria e da guerra, entrelaçam-se nas páginas desta obra poética, seguindo a métrica e respetiva sinalefa / sinérese das sílabas em cada verso.

Adélio Amaro, não querendo seguir a linha da mitologia comparada, acaba por beber inspiração nas diferentes culturas, sendo que, em grande parte da designação mitológica atribuída a cada “deusa”, existem muitas semelhanças que variam de cultura para cultura e respetiva simbologia, tendo em conta a região e a história geográfica, sendo, muitas vezes, também ela “mitológica” e fruto do desenvolvimento de culturas, de origens e comuns mitos de dissemelhantes religiões, sejam elas monoteístas, henoteístas ou politeístas.

Como tal, o autor selecionou 73 deidades de diferentes religiões e regiões, tais como o Antigo Egito, a Grécia Antiga, a Roma Antiga, a Mesopotâmia, o Hinduísmo, o Taoismo, o Xintoísmo, o Paganismo, a Céltica, a Germânica… “73 Sonetos – Diva Mitológica” é um tributo à sublime essência do feminino.

Cada soneto é uma homenagem à mulher com alusões metafóricas, tendo a inspiração do autor nascido da complexidade e da beleza das deusas, concludentemente imortais. Cada uma, por sua vez, representa uma homenagem às mulheres mortais, celebrando suas diversas qualidades, forças, virtudes, sabedoria, coragem, amor, resiliência e paixão…  Cada soneto foi cuidadosamente estruturado para firmar a essência única de cada divindade, enquanto estabelece um paralelo com as experiências das mulheres comuns. Alguns sonetos estão traduzidos para oito línguas.

Sobre Adélio Amaro

Natural de Leiria, Portugal. Doutorando em Ilhas Atlânticas: História, Património e Quadro Jurídico-Institucional pela Universidade dos Açores. Presidente do Centro do Património da Estremadura. Consultor para a Cultura Popular do Município de Leiria. Presidente da BiblioRuralis – Associação Cultural. Diretor do jornal Gazeta Lusófona (Suíça).

Coordenador Editorial da editora Portugal Mag (França). Foi jornalista profissional com a carteira profissional n.º 5158, diretor e fundador de vários jornais. Colabora na imprensa de Portugal, Suíça, França, Brasil, Canadá e EUA. Foi fundador e sócio-gerente da editora Folheto Edições (2003-2015). Tem participado em congressos na Europa, Ásia e América. Autor de centenas de intervenções, palestras, prefácios e apresentações de livros, assim como a curadoria de dezenas de eventos culturais. Diversas vezes distinguido. Impulsionador de várias antologias de Poesia em 24 países. Membro de várias Associações e Academias em Portugal, França, Brasil, Suíça e Canadá, tendo sido empossado (2019) no Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (Brasil). Referido em vários manuais. É autor, coautor e coordenador de mais de 70 livros.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

UE renova sanções à Rússia após Hungria retirar veto

UE renova sanções à Rússia após Hungria retirar veto

A União Europeia conseguiu, esta sexta-feira, renovar as sanções contra mais de 2.400 indivíduos e entidades russas, após dias de…
Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

A Volkswagen Autoeuropa foi a fábrica escolhida para produzir o novo carro elétrico da Volkswagen, o modelo ID.EVERY1, um investimento…
Putin admite cessar-fogo proposto pelos EUA mas impõe condições

Putin admite cessar-fogo proposto pelos EUA mas impõe condições

O presidente russo, Vladimir Putin, manifestou dúvidas sobre a proposta de cessar-fogo de 30 dias, questionando as suas possíveis consequências…
Revista de Imprensa Lusófona de 14 de março de 2025

Revista de Imprensa Lusófona de 14 de março de 2025

“Timor-Leste e Austrália discutem cooperação em cibersegurança” e “Governo lança campanha nacional sobre processo de adesão à ASEAN” são dois…